terça-feira, 28 de julho de 2015

Mais da Quinta da Boa Vista - Parte III




A Quinta da Boa Vista, era o Palácio Imperial que nunca deixou de ser Quinta.
Parte III


O Paço de São Cristovão na Quinta da Boa Vista era o Palácio Imperial do Brasil, a morada de Sua Majestade Imperial Dom Pedro II, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, mas um palácio que não demostrava a riqueza e a pujança de nosso País.
A casa apalacetada que la existia era velha, canhestra, capenga, sem condições para que a Pompa e Circunstância tão necessária a uma Corte de um Soberano por lá desse o ar de sua graça, como nos casos de Queluz, Versalhes, Hermitage, Saint-James, Buckingham, Schönbrunn, ou mesmo a republicana Casa Branca em Washington, D.C., como podemos constatar ate os dias de hoje.
Iam os íntimos, os serviçais diretos, o Gabinete Governamental quando era necessário e alguns outros poucos, além dos escravos, é claro.
Festas, recepções, isso nem pensar.
Triste Monarquia que seu Soberano não se expõe entre Pompas e Circunstâncias.
No Primeiro Império um palacete mais digno do que a morada imperial foi o reformado para Dona Domitila de Castro canto e Mello, a Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I, o Imperador  que lhe elevou a tal rango em 12 de outubro de 1826, e que aspear de conhecido 'mão de vaca' pagou pela obras.  
Era o “Palacete do Caminho Novo, a antiga residência da Marquesa de Santos, por esse motivo, é também conhecido como Solar da Marquesa de Santos”.
“ Um edifício de dois pavimentos em estilo neoclássico com traços do barroco colonial, uma vez que foi uma ampliação de uma construção anterior”.
“Foi erguido próximo do Palácio da Quinta da Boa Vista, com um projeto de Pierre-Joseph Pézerat, tendo as obras supervisionadas por Pedro Alexandre Cravoé”.
“Tem um pórtico coroado por frontão clássico centralizado, ladeado por dois volumes laterais idênticos. A decoração interna é requintada e foi entregue a artistas de renome na época, como Francisco Pedro do Amaral. Na parte traseira possui um jardim com espelho d'água e estatuária decorativa, criado por Auguste François Marie Glaziou”.
“O palacete foi habitado pela Marquesa a partir de 1826, mas apenas por poucos anos, até o rompimento de sua ligação com o Imperador, o que aconteceu em 1829”.




Só no Brasil a casa de uma amante foi transformada em um museu tão importante quanto o do Primeiro Império, no Museu do Primeiro Reinado.



Basta visitarmos o hoje Museu do Primeiro Reinado ali instalado e mais adiante o Museu Nacional do Brasil, que veremos a diferença entre um e outro, pois no primeiro habitava o luxo, a pompa e a circunstância no segundo uma precoce decadência .
A Republica fez obras na antiga Quinta para ali instalar o Museu e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas por falta total de recursos sobre o Palácio/Museu só podemos dizer que "é uma tristeza".
Destaco que Pierre-Joseph Pézerat foi substituiu   Manuel da Costa nas obras de remodelação do então Paço Imperial de São Cristóvão na Quinta da Boa Vista encomendadas por Dom Pedro I.
O Paço tinha apenas um torreão no lado Norte da fachada principal, ganhou outro simétrico, no lado Sul, e um terceiro pavimento começou a ser erguido sobre os dois já existentes”.
“As obras foram continuadas a partir de 1847 pelo primeiro e único barão de Santo Ângelo, nascido   Manuel Araújo de Porto-Alegre,  * Rio Pardo, RGS, 29 de novembro de 1806 e  + Lisboa, 30 de dezembro de 1879, que harmonizou as fachadas do edifício, seguido pelo alemão Theodore Marx (1857 e 1868)”. “Entre 1857 e 1861 o pintor italiano Mario Bragaldi decorou vários dos aposentos interiores”
" O Paço Imperial de São Cristóvão da Quinta da Boa Vista foi violentado e saqueado pela primeira vez “sendo suas características internas originais, destruídas ou vendidas, após a Proclamação da República, já que os bens da Família Imperial foram nacionalizados por iniciativa de Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do Regime Republicano de 15 de novembro de 1889 até 21 de janeiro de 1891”.
Outra fonte:
Marcos O. Costa, arquiteto urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo, professor da FAAP e da Escola São Paulo, escreveu:

“ Foram três os paisagistas que trabalharam na Quinta: em 1831 Pedro José Pézéart, em 1862 Theodore Marx e em 1866 Auguste Glaziou. Este último responsável pelo desenho curvilíneo que dos jardins e lagos. Glaziou é a principal referência do paisagismo no Brasil no século XIX, e influenciou o modernismo brasileiro em especial Roberto Burle Marx. Glaziou se aproveita dos desníveis do terreno para criar um espaço unde a curva se transforma no personagem principal. Este efeito é dramatizado através do contraste com o eixo do acesso principal cujos focos são o portão de entrada e a fachada do Museu Nacional, o antigo Paço de São Cristóvão. Este prédio sofreu quatro grandes reformas. A primeira conduzida por John Johnston em 1821, a segunda, em 1831, esteve a cargo de Pedro José Pézéart, em 1847 Manoel de Araújo Porto-Alegre e, finalmente, Theodore Marx de 1857 até 1868. É Marx quem imprime ao edifício suas vigorosas linhas neoclássicas, que são reforçadas pela implantação do edifício no alto da colina e se alinhando ao eixo do acesso principal.”

Mais, mesmo com essa fachada neoclássica mixuruca do barão de Santo Ângelo e de Theodore Marx que hoje vemos a Quinta da Boa Vista, era o Palácio Imperial que nunca deixou de ser uma Quinta.


Palácio de Schönbrunn (em alemão, Schloss Schönbrunn)



Palácio Real de Queluz


 Sala dos Embaixadores com os Tronos. 

Podíamos imaginar que a exemplo da Corte de seu primo, o Imperador da Áustria, em Schönbrunn, Dom Pedro II aproveitasse os espaçosos jardins para proporcionar ao povo em geral belos espetáculos pirotécnicos, mas não, ledo engano, fogos de artifícios só no Campo de da Aclamação, hoje Praça da República, assim mesmo não custeado pelo bolso imperial, sim pelos comerciantes estabelecidos na Praça do Rio de Janeiro, ou pela Câmara.
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, cognominado O Magnânimo, era um tremendo de um pão-duro, um conhecido sovina que gostava mesmo é de se pavonear nas festas alheias e de filar a boia na casa dos outros, mas isso no Brasil, pois para fazer bela figura em suas viagens pela Europa e Oriente Médio  gastava do seu bolso pra valer.





Voltemos ao aprazível Rio de Janeiro de antanho.




A Casa de Dona Carlota Joaquina
Rainha consorte de Portugal
Imperatriz consorte do Brasil (de jure)
Infanta de Espanha


Carlota Joaquina em 1824 por,
João Baptista Ribeiro
Pintor, desenhador, gravador, lente de Desenho
Diretor da Academia Politécnica do Porto.

Os particulares como Manuel Lopes Pereira Baía, agraciado por D. Pedro II pelo decreto de 23 de outubro de 1853 com o Título de Barão  de Meriti, e elevado a Visconde com grandeza em 2 de dezembro de 1858, fidalgo da Casa Imperial, comendador da Ordem de Cristo, oficial da Ordem da Rosa, vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, diretor do Novo Cassino Fluminense onde Suas Majestades Imperiais dançavam, subdelegado suplente do bairro da Glória, local onde possuía uma casa apalacetada , o Palacete Meriti, e onde hoje está instalado o Palácio São Joaquim ou Palácio da Mitra Arquiepiscopal, construído de 1912 a 1918 para ser a residência do primeiro cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, dava festas memoráveis frequentadas pelo Imperador e pela Imperatriz, bem como por Dona Isabel e o Conde d’Eu.
Em 1835,  em um de seus bailes do Palacete Meriti que pela primeira vez foi servido sorvete para Suas Majestades Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina.
Manuel Lopes Pereira Baía casou com Dona Mariana Carolina do Espírito Santo e foram pais de Dona Maria Carolina da Piedade Pereira Baía que casou com o Marquês de Abrantes, nascido Miguel Calmon du Pin e Almeida, O Estadista de dois Impérios, Grande do Império, Veador de Sua Majestade, a Imperatriz, Dignitário da Imperial Ordem da Rosa, Grã-cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro, comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (de Portugal), da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro (Itália), da Ordem de Leopoldo I (Bélgica) e da Real Ordem Constantina das Duas Sicílias.
Morto o Visconde de Meriti, os Marqueses de Abrantes, esses a princípio no Palácio Meriti na  Gloria, depois na antiga casa reformada de Dona Carlota Joaquina na enseada de Botafogo, continuaram com a tradição das magnificas festas frequentadas por Suas Majestades e pelos Grandes do Império. 
Já o Senador do Império José Tomás Nabuco de Araújo Filho e sua mulher, Dona Ana Benigna de Sá Barreto, pais de Joaquim Nabuco, davam esplendidas festas em sua residência apalacetada na praia do Flamengo, também,  com a presença do Imperador, da Imperatriz e membros da Família Real.
Dom Pedro II não proporcionava para seus súditos nenhuma festa, nenhum baile, nenhum convescote   nos magnifico Jardim da Quinta, com isso não estreitou laços com a aristocracia, com a Grande Burguesia, com o Clero,  com políticos, com militares, e assim quando do Golpe Republicano não teve ninguém, mais ninguém, que o defendesse, ou a sua filha a Princesa Imperial, partindo para Europa de Petrópolis via Praça XV, então Terreiro do paço, numa solidão total e em meio a um silencio abacial.
Tentar aproximação com a Corte nem em São Cristóvão, muito menos em Petrópolis, a verdadeira casa da família.


Miguel Calmon du Pin e Almeida, Visconde com grandeza por decreto de 18 de julho de 1841, e Marquês de Abrantes por decreto de 3 de dezembro de 1854, (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 23 de outubro de 1796 — Rio de Janeiro, 13 de setembro de 1865) foi político e diplomata brasileiro- Ministro Plenipotenciário junto a Corte de Viena, em 1836, e em Missão especial em Berlin, em 1844.
Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil,
Grande do Império, Veador de S. M. a Imperatriz, Dignitário da I. Ordem da Rosa, Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro, da de Conceição de Villa Viçosa, de Portugal, da Real Ordem Constantina das Duas Sicilias, da de S. Mauricio e S. Lazaro, e da de Leopoldo, da Bélgica.
Era sócio do Instituto Histórico e Geographico Brasileiro, comissário do Governo no Instituto dos Surdos-Mudos, Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Presidente da Imperial Academia de Música, organizador da Caixa de Amortização.
Em 1866, por Victor Meirelles.
Casou com Dona Maria Carolina da Piedade Pereira Baía, filha do Barão de Meriti, que se tornou a melhor anfitriã do Segundo Império.
Viúva casou novamente com Joaquim Antônio de Araújo e Silva, primeiro e único Barão com grandeza de Catete e Joaquim Antônio de Araújo e Silva, primeiro e único barão com grandeza de Catete e visconde da Silva, Visconde da Silva, comendador das ordens de Cristo e de Nossa Senhora de Vila Viçosa e de oficial da Imperial Ordem da Rosa.


José Tomás Nabuco de Araújo Filho
Magistrado e político brasileiro
Deputado geral, presidente de província, ministro da Justiça e senador do Império do Brasil



Dona Ana Benigna de Sá Barreto
Filha de:
Francisco António de Sá Barreto
Maria José Felicidade Barreto
Casamentos em Recife, Pernambuco, 07.03.1840
Filhos:
Sizenando Barreto Nabuco de Araújo * 1841
 Maria Januária de Barros
Maria Barreto Nabuco de Araújo * 1843
Nestor Barreto Nabuco de Araújo * 1844
Rita de Cássia Barreto Nabuco de Araújo * 23.05.1846
 Hilário Soares de Gouvêa
Victor Barreto Nabuco de Araújo * 1848
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo * 19.08.1849
 Evelina Torres Soares Ribeiro
Maria Carolina Barreto Nabuco de Araújo * 1854

Com isso a Quinta da Boa Vista, era o Palácio Imperial que nunca deixou de ser Quinta.

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário