quinta-feira, 21 de maio de 2015

Guilherme de Orange em Guerra pelo Rei de Espanha.





A Batalha de Scannagallo
em 1554
por Giorgio Vasari ,
no Palazzo Vecchio de Florença .


Guerra Italiana de 1551-1559
Parte das Guerras Italianas
Os beligerantes
França, o Sacro Império Romano –Germânico – e seus Reinos, Principados e feudos - os Estados na Península Italiana, nomeadamente a República de Veneza, a Republica de Genova, a República de Florença, o Reino de Nápoles, o Estados Pontifícios (Patrimônio de São Pedro), o Estado de Presidi (às vezes soletrado Presidii, composto de promontorio dell'Argentario in Toscana con Orbetello, Porto Ercole e Porto Santo Stefano, con Ansedonia e Talamone e, successivamente, Porto Longone (l'attuale Porto Azzurro) nell'isola d'Elba), o Ducado de Milão , o Ducado de Ferrara, a Savoia, o Piemonte, entre outros, a Inglaterra, a Escócia ,a Espanha , o Império Otomano , os Cantões  Suíços , a Saxônia , etc. e tal, conforme a conveniência do senhor local.
Data:      1551-1559
Localização: França, Flandres, Itália e no Mar Mediterrâneo
Resultado: Paz de Cateau- Cambrésis.
Foram realmente assinou dois tratados: um entre Elizabeth I e Henrique II, Rei da França, no primeiro dia.
Outro entre Henrique II, Rei da França, e Filipe II, Rei de Espanha e Soberano dos Países Baixos, etc e tal, no segundo dia, na cidade agora francesa de Le Cateau-Cambrésis, cerca de 20 quilômetros a sudeste de Cambrai.
Esse Tratado terminou com 60 anos de guerra entre as Dinastias de Habsburg e de Valois (dos Capetos), e fez com que a Espanha se torna a potência dominante na Itália
Alterações Territoriais e matrimônios:
a- França renuncia a sua pretensão em Itália, mas ganha os três bispados ( Metz , Toul e Verdun), em Lorena e o  Pas-de-Calais, da Inglaterra, em troca de um pagamento de 500 000 ECU.
b- São devolvidos ao Duque de Savoia o Piemonte e a Savoia. Por força do Tratado, Emmanuel Felisberto, Duque de Savóia casou com Margarida de France, Duquesa de Berry, a irmã de Henrique II de França.        
c- França devolve a Córsega à República de Génova , mas manteve Saluzzo.
d- República de Siena anexada ao Ducado de Florença.
e-  Espanha manteve Franche-Comté , Milão , Nápoles , Sicília , Sardenha, e demais territórios italianos, menos os Estados Papais ( aliado natural do Rei de Espanha) , os Estados da Casa de Savoia, e a Republica de Veneza. Controle espanhol da Itália durou até o início do século XVIII.
Filipe II, viúvo de Maria, a Sanguinária Rainha da Inglaterra, casou por força do Tratado com Elizabete, filha de Henrique II.
f- Para  Curzio Gonzaga, Marquês de Palazzolo, foi confirmado no senhorio de Monferrato, sob suserania do Rei de Espanha.
g- Para Cosimo de Medici, Duque de Florença e do Grão-duque da Toscana, cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro, foram confirmados os territórios de Orbetello, Porto Ercole , Talamone , Monte Argentario e Porto Santo Stefano , acrescido de  Montalcino , sob suserania do Rei de Espanha.

Nota:
O Duque de Alba e Guilherme, o Taciturno, entre outros, foram enviados como reféns para Paris.

Os beligerantes
·          Sacro Império Romano- Germânico
·          Império Espanhol
·          Reino da Inglaterra
·          República de Florença
·          Ducado do Savoia
Os comandantes e líderes
1- Henrique II, Rei de França, Capeto de Valois.
2-  Suleiman I, o Magnifico, Sultão do Império Otomano, Califa do Islã, Da Casa de Osman
3- Francisco I, Duque de Guise, Príncipe de Joinville, Marquês de Mayenne, Grand maître de France
3- Anne, Duque de Montmorency, Par de França, Condestável da França, Marechal de França, Grão-Mestre da França, entre outros Títulos, extremamente poderoso, um símbolo do renascimento francês, era um amigo próximo de Francisco I e des eu filho, Henrique II, Reis de França.
4- Paul de La Barthe de Thermes, seigneur de Thermes, Marechal de França conhecido como « Maréchal de Thermes », gouverneur de Paris et de l’Île-de-France, Chevalier de l’ordre du Roi.
5- Piero Strozzi, Maréchal de France, condottiero italiano, membro della famiglia patrizia fiorentina degli Strozzi, figlio di Filippo Strozzi e di Clarice de' Medici.
6-  Koca Sinan Pasha - Koca Sinan Paşa soit Sinan Pacha le Grand - Grão-vizir e comandante militar do Império Otomano, de origem albanesa.
7- Turgut Reis, Almirante grego do Império Otomano, corsário, Bey de Argel, Beylerbey do Mediterrâneo, Paxá de Trípoli
1- Carlos V& I, «el César», “ Kaiser des Heiligen Römischen Reiches (HRR), Archiduque de Austria, Príncipe das Astúrias.
Rey de Alemania, formalmente Rey de los Romanos.
Como fue Rey de España:
Rey de Castilla y León, de Navarra, de Aragón, Valencia, Mallorca, Sicilia y Cerdeña, de Nápoles.
Príncipe de Suábia
Duque titular de Borgoña,
Duque de Brabante, Limburgo, Lothier y Luxemburgo, de Güeldres, de Estiria, Carniola y Carintia, del Tirol, Habsburgo, Gorizia, Ferrete y Kyburgo.
Margrave del Sacro Imperio Romano e de Burgau
Landgrave de Alsacia
Conde Palatino de Borgoña, de Barcelona, de Charolais, de Artois, Flandes, Hainaut, Namur, Holanda y Zelanda, de Zutphen
Señor de Salins, de Malinas, de Frisia, de las ciudades, pueblos y tierras de Utrech y Overijssel, de Groninga, de la Marca Eslovena y Pordenone.
 2-  Felipe II, el Prudente, para mim o Incapaz, fue Rey de España, Portugal, Nápoles, Sicilia, Cerdeña, Duque de Milán, soberano de los Países Bajos y Duque y Conde de Borgoña, Rey de Inglaterra e Irlanda jure uxoris, e outros Títulos.
3-  Fernando I, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, “ Kaiser des Heiligen Römischen Reiches (HRR), Rei da Hungria, da Boemia, da Croácia, Arquiduque da Áustria, Infante de España, Duque da Carniola, da Caríntia, da Estíria, Conde do Tirol, e outros Títulos.
4- Duque de Alba- Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel
III duque de Alba de Tormes, IV marqués de Coria, III conde de Salvatierra de Tormes, II conde de Piedrahita y VIII señor de Valdecorneja, Grande de España, y caballero de la Insigne Orden del Toisón de Oro.
5- Lamoral, Conde de Egmont - Príncipe de Gavere, de uma das famílias mais ricas e poderosas nos Países Baixos, general e estadista nos Países Baixos Habsburguiano. Cuja execução ajudou a desencadear o levante nacional que levou para a independência da Holanda
 6-  As Rainhas da Inglaterra: Maria I, a sanguinária, e Elizabeth I, a Gloriana.
 7- Baron Wentworth - Thomas Wentworth, 2o Baron Wentworth. Permaneceu em França como um prisioneiro de guerra por mais de um ano, e em seu retorno ao Reino da Inglaterra, em 1559, ele foi enviado para a Torre de Londres por ter se rendido Calais. Ele acabou sendo absolvido da acusação de traição. Ele morreu em 13 de janeiro de 1584.
 8- Cosimo I de 'Medici, Duca di Firenze e Granduca di Toscana, Cavaliere dell'Ordine del Toson d'oro (Tosão de Ouro)
 9- Gian Giacomo Medici, il Medeghino, Marchese di Marignano e Marchese di Musso, Conte di Lecco, condottieroitaliano.
 10-  Emanuele Filiberto di Savoia detto Testa 'd Fer, Principe di Piemonte, Duca di Savoia, Conte di Asti, d'Aosta, Moriana e Nizza, Governatore dei Paesi Bassi asburgici, Custode della Sacra Sindone, Pretendente al trono del Regno di Gerusalemme. Cavaliere dell'Ordine del Toson d'oro
 11- Guilherme de Orange – nosso biografado.



Paz de Cateau-Cambrésis.

A Batalha de Scannagallo
em 1554
por Giorgio Vasari ,
no Palazzo Vecchio de Florença .


Nenhum comentário:

Postar um comentário