terça-feira, 28 de abril de 2015

174- o começo da Queda de Ricardo Plantageneta de York- conversa – “A GUERRA DAS ROSAS” - E

174-  o começo da Queda de Ricardo Plantageneta de York- conversa – “A GUERRA DAS ROSAS” - E



Continuação...

O começo da Queda de Ricardo Plantageneta de York, se deu quando ele cheio de sí, foi para a fronteira com a Escócia defender o Reino de uma invasão programada por James II, King of Scotland, da House Stewart in Scottish contex, no contexto escocês, mas é a nossa boa e velha House of Stuart, Casa de Staurt, que ira reinar anos depois na velha Inglaterra.

O Rei Henrique Vi ficou nas mãos da Rainha Margarida d’Anjou, e ai a coisa pegou, já que ela levou o Conselho para suas terras, as terras dadas pelo Rei para o sustento da Casa da Rainha, e fomentou a discórdia dizendo que:
1-      York amaçava a sucessão do jovem Príncipe de Gales, que era filho dela, mas não do Rei, um impotente;
2-      Que York estava negociando o casamento de seu filho mais velho, Eduardo, com uma Princesa da Borgonha e com isso se fortalecer em homens e amas;
3-      Que York estava contribuindo para a perturbação no Reino tomado partido dos Nevilles, na contenda Percy / Neville.

Richard Neville, Conde de Salisbury, deixou de participar por livre vontade do Conselho.
Quando Robert Neville, Bispo de Salisbury e de Durham, Deão do St John's, Beverley (Beverley Minster), na Diocese de York, irmão de Salisbury, morreu, foi substituído por ordem real, por Lawrence Booth (c. 1420 – 1480) was Prince-Bishop of Durham and Lord Chancellor of England, before becoming Archbishop of York, numa T.L.: Lawrence Booth (c 1420 -. 1480) foi o príncipe-bispo de Durham e Lorde Chanceler da Inglaterra, antes de se tornar Arcebispo de York.
Só que ele era do partido dos Percy, da facção ligada a Casa de Lancaster, e um dos amiguinhos da Rainha.
Numa demonstração clara da perda de força dos membros do Partido ou facção da Casa de York.
Em 24 de Março 1458, no Loveday, um Dia do Amor reservado para a reconciliação e solução das controvérsias ou disputas, uma tradição vinda com os normandos, e a coisa pegou fogo.
Henrique, ou alguém em nome dele, tentou a reconciliação entre as facções nesse dia, o Loveday, contudo já não dava mais, Londres tinha virado um verdadeiro acampamento militar, com homens rivais armados até os dentes, que demostravam, sem a menor cerimônia, suas hostilidades de maneira pra lá de grosseira, com isso a cerimônia foi abortada e o Rei colocou a viola no saco.
O Grande Conselho foi convocado para se reunir em Coventry, a terra da Lady Godiva, agora transformada em capital do Reino de Henrique VI, a 153 km a noroeste de Londres, pela Rainha Margarida d’Anjou e seus partidários.
York, os Nevilles, e alguns outros nobres, se negaram a participar dele, sendo que imediatamente eles mobilizaram suas tropas, com o reforço das de Warwick, que tinha trazido com ele suas tropas, comandada por Sir Andrew Trollope, a partir de Calais.
Em 12 de Outubro de 1459 aconteceu a Batalha da Ponte Ludford, uma derrota para a Casa de York e sua facção.
A tropa de Calais, comandada por Sir Andrew Trollope mudou de lado, passaram para os Lancaster.
York, Warwick e Salisbury abandonaram seus exércitos e fugiram.
Ricardo Plantageneta de York, com seu segundo filho Edmundo, Conde de Rutland, fugiu para o País de Gales, e de lá para a Irlanda.
Salisbury, Warwick e filho mais velho de York, futuro Rei Eduardo IV, foram para o West Country, o sudoeste da Inglaterra, as margens do Canal da Mancha, “onde um partidário, Sir John Dynham, lhes emprestou um barco que os levou para Calais, onde a guarnição ainda apoiava Warwick”.
As tropas da Casa de York derrotadas e de joelhos, juraram fidelidade ao Rei Henrique VI, todo pimpão com a vitória.
Lady Cecily Neville, Duquesa de York, seus dois filhos mais jovens, George e Richard, e sua filha mais jovem Margaret, que foram encontrados em pé da cruz do Mercado de Ludlow, sendo colocados sob os cuidados da irmã da Duquesa Anne, esposa de Humphrey Stafford, primeiro Duque de Buckingham, um dos apoiantes da Casa de Lancaster.
O exército vitorioso, sem nenhuma liderança oficial, entregues a bestialidade, saqueou Ludlow, estuprou, roubou e matou sua população amedrontada.

Mais, haveria o troco....

Nenhum comentário:

Postar um comentário