domingo, 26 de abril de 2015

170 – conversa- “A GUERRA DAS ROSAS” - A

170 – conversa- “A GUERRA DAS ROSAS” - A


Continuação...
E nas terras da Rainha, ocorreu o colapso da Casa de Lancaster, e a ascensão da Casa de York.



The White Rose of the House of York - The Red Rose of the House of Lancaster
A Rosa Branca da Casa de York - A Rosa Vermelha da Casa de Lancaster


“A GUERRA DAS ROSAS”
Lutas travadas entre os partidários dos dois ramos rivais da Dinastia dos Plantageneta,
a Casa de Lancaster e  a Casa de York.

Cronograma simplificado da Guerra das Rosas

Data
1455-1487
Localização
Inglaterra, País de Gales, Calais
Resultado
Vitórias iniciais dos de York que levam a mais de vinte anos de governo
Vitória final dos de Lancaster
Ascenção ao Trono da Dinastia Tudor
Os beligerantes
Os comandantes e líderes
Braços de Richard de York, terceiro duque de York.svg  Edward IV de Inglaterra 
Armas do conde de March.svg  Richard, duque de York  †
Braços de Thomas de Lancaster, primeiro duque de Clarence.svg Richard III de Inglaterra  


Reis da Inglaterra:
Henrique VI (da Casa de Lancaster)
Eduardo IV (da Casa de York)
Eduardo V (da Casa de York)
Ricardo III (da Casa de York)
Henrique VII, filho de Edmundo Tudor, Conde de Richmond, de quem herdou o título, e de Margarida Beaufort, trineta de Eduardo III de Inglaterra por via de João de Gaunt.
Descendente dos Lancaster, da House of Tudor, Dinastia Tudor, casou com Elizabeth of York, filha do Rei Eduardo IV, irmã de Eduardo V, mãe de Henrique VIII.

 White Rose Badge of York.svg
Casa de York

Os partidários de York:

1-       Elizabeth Woodville Rainha consorte de Eduardo IV a partir de 1464 até sua morte em 1483. Oriunda da media nobreza do Reino.  A primeira consorte a ser coroada Rainha, do segundo Soberano desde a Conquista Normanda a casar com uma filha de seu súdito inglês. Com as honras de Rainha-viúva, com uma pensão de £ 400, Elizabeth Woodville morreu na Abadia de Bermondsey em 08 junho de 1492. Com Eduardo IV ele teve filhos entre eles:
Elizabeth de York (1466-1503), Rainha consorte de Inglaterra por ter casado com Henrique VII da Casa Tudor;
Edward V de Inglaterra (1470-c. 1483), um dos príncipes na torre;
Richard, Duque de York (1473-c. 1483), um dos príncipes na torre.
2-       Anne Neville, a filha de Richard Neville, o "Kingmaker”, Conde de Warwick, Princesa de Gales como a esposa de Edward de Westminster e depois Rainha consorte da Inglaterra como a esposa do Rei Ricardo III.
3-       Richard Plantageneta, terceiro Duque de York, var abaixo;
4-       George Plantageneta, 1º Duque de Clarence, filho do precedente, irmão de Eduardo IV e Ricardo III, casado com Lady Isabel Neville, filha de Richard Neville, o "Kingmaker”, Conde de Warwick, preso na Torre de Londres e levado a julgamento por traição contra o seu irmão Edward IV, e decapitado em 8 de fevereiro de 1478, com 28 anos.
5-       Richard Neville, quinto Conde de Salisbury, ver abaixo
6-       Richard Neville, Conde jure uxoris de Warwick, 'The Kingmaker':
“A Casa de Neville era uma antiga família escocesa de Durham, que ganhou destaque nas guerras do século XIV da Inglaterra contra os escoceses. Ralph Neville, 4 º Barão Neville de Raby, colocou suas armas a serviço de Ricardo II, Rei da Inglaterra, e foi elevado em 1397 a 1º Conde de Westmorland, bem como em 1399 recebeu a Honra de Richmond, com subvenção vitalícia, sem título Conde de Richmond. Viúvo em 09 de junho de 1396, casou 5 meses depois, em 29 de novembro de 1396, no Château de Beaufort, Maine-et-Loire, Anjou, com Joan Beaufort, viúva de Robert Ferrers e filha legitimada de John de Gaunt, 1º Duque de Lancaster, com Katherine Swynford. Pelos termos da legitimação da família Beaufort eles são excluídos perpetuamente da sucessão ao Trono inglês.
Tiveram nove filhos e cinco filhas, entre eles:
I-                      Richard Neville, Lord Chancellor de 1454-1455, por jure uxoris o 5º Conde de Salisbury por seu casamento com Alice Montacute, 5º Condessa de Salisbury, filha de Thomas Montacute (T.L.: Montalvânia), 4º Conde de Salisbury, e Eleanor Holland, filha de Thomas Holland, segundo Conde de Kent, e Lady Alice FitzAlan, foram pais de:
A-      Richard Neville, 'The Kingmaker (T.L.: “o Fazedor de Reis”), Conde de Warwick jure uxoris por seu casamento com Anne de Beauchamp, 16 º Condessa de Warwick.
Ele foi, também, 6 º Conde de Salisbury, Lord Warden of the Cinque Ports, um oficial cerimonial no Reino e uma das mais altas honrarias concedidas pelo Soberano, Lord High Admiral (o mais alto Almirante da Inglaterra), Captain of Calais, Steward of the Duchy of Lancaster, Mordomo-mor do Ducado de Lancaster. Chamo atenção que Ricardo Neville, tinha com Anne de Beauchamp, uma filha Lady Anne Neville, que casou com Eduardo de Westminster, Príncipe de Gales por ser filho de Henrique VI e de Margarida d’Anjou, em 13 de dezembro de 1470. Uma princesa da Casa de Lancaster.
Com o tempo o 'The Kingmaker’ passou do lado dos de Lancaster, par o lado dos de York.

7-       John Neville, 1º Marquês de Montagu, filho de Richard Neville, 5º Conde jure uxoris de Salisbury, e de Alice Montacute, 5º Condessa de Salisbury, irmão do precedente.
8-       William Neville, primeiro Conde de Kent, Steward da Casa Real, Almirante da Inglaterra, por jure uxoris o 6 º Barão de Fauconberg por seu casamento com Joan Fauconberge, Baroness Fauconberge. Segundo filho de Ralph Neville, 4 º Barão Neville de Raby, 1º Conde de Westmorland, e sua segunda esposa, Joan Beaufort, viúva de Robert Ferrers e filha legitimada de John de Gaunt, 1º Duque de Lancaster, com Katherine Swynford, acima citada. Irmão de Richard Neville, Lord Chancellor de 1454-1455, jure uxoris quinto conde de Salisbury. Pelos termos da legitimação da família Beaufort eles são excluídos perpetuamente da sucessão ao Trono inglês.

9-       Bastardo de Fauconberg, ou Bastard Fauconberg - Thomas Fauconberg ou Thomas Neville, filho natural do precedente, ou seja, William Neville, primeiro Conde de Kent, “marinheiro notável, aquém Londres deve a liberdade por seu trabalho na eliminação dos piratas do Canal da Mancha e do Mar do Norte”, mas que acabou decapitado em 22 de setembro 1471. Sua cabeça foi exposta na London Bridge.
10-   William Herbert, “Black William" 1º Conde de Pembroke, cavaleiro da Ordem da Jarreteira.
11-   William Hastings, 1º Barão de Hastings, Lord Chamberlain do Rei Eduardo IV, cavaleiro da Ordem da Jarreteira, executado por ordem do Rei Ricardo III, na Torre de Londres, em 13 junho de 1483
12-   John Howard, 1º Duque de Norfolk, Earl Marshal (Rango mantido até hoje em sua família com Edward Fitzalan-Howard, 18th Duke of Norfolk), Grande Almirante da Inglaterra, Barão Mowbray, e Barão  Segrave, “morto na Batalha de Bosworth de 22 de agosto de 1485, juntamente com seu amigo e patrono Rei Ricardo III.


Red Rose Badge of Lancaster.svg
Casa de Lancaster

Os partidários de Lancaster:
a-       Margarida de Anjou, Rainha consorte de Henrique VI, ver abaixo.
b-       Margaret de Beaufort, Condessa de Richmond e Derby, My Lady The King's Mother, uma matriarca influente da Casa de Tudor, mãe de Henrique VII, avó de Henrique VIII, bisavó de Elizabeth I. Fundou em Cambridge o Christ's College, em 1505, e o St John's College, em 1511. Morreu em 29 de junho de 1509, no mesmo local que está sepultada, a Abadia de Westminster. Essa senhora casou quatro vezes, não é de se estranhar portanto o comportamento de seu neto, Henrique VIIII, pois não?
c-       Henry Holland, 3º Duque de Exeter, bisneto de John de Gaunt, homem “cruel, selvagemente temperamental e imprevisível”, por isso nunca foi cogitado para ser o Rei. Casou com Anne de York, filha de Richard Plantageneta, terceiro Duque de York, e Lady Cecily Neville, essa filha de Ralph Neville, 4 º Barão Neville de Raby, 1º Conde de Westmorland, e sua segunda esposa, Joan Beaufort, viúva de Robert Ferrers e filha legitimada de John de Gaunt, 1º Duque de Lancaster, com Katherine Swynford, acima citados.
Anne de York era da Casa de York por nascimento, e da Casa de Lancaster por casamento, o que revela como os tempos eram estranhos naquela época.
Henry Holland caiu do navio e morreu afogado quando voltava da França em setembro 1475, mas “alguns dizem que ele foi de fato jogado ao mar por ordem do Rei”.
d-       Sir Henry Percy, segundo Conde de Northumberland, que casou com Lady Eleanor Neville, filha de Ralph Neville, 4 º Barão Neville de Raby, 1º Conde de Westmorland, e sua segunda esposa, Joan Beaufort, viúva de Robert Ferrers e filha legitimada de John de Gaunt, 1º Duque de Lancaster, com Katherine Swynford, acima citados. Morto em 22 de Maio 1455, na Primeira Batalha de St Albans.
e-       Henry Percy, 3º Conde de Northumberland, filho do precedente. Morreu em combate na Batalha de Towton, em 29 de março 1461, perto da aldeia de Towton em Yorkshire, quando os Lancaster foram derrotados.
f-        Duque de Somerset, nascido Edmund Beaufort, terceira criação do Título de Conde de Dorset (1441-1455), segunda criação do Título de Marquês de Dorset (1442-1455), segunda criação do Título de Conde de Somerset (1444-1455), segunda criação do Título de Duque de Somerset (1448-1455), Cavaleiro da Ordem da Jarreteira. Casou casado antes de 1436 com Eleanor, filha de Richard de Beauchamp, 13º Conde de Warwick e sua primeira esposa, Elizabeth, filha e herdeira de Thomas de Berkeley, the Magnificent ,5 º Barão de Berkeley. Tiveram filhos entre eles:

g-       Henry Beaufort, filho do precedente, 3 º Duque de Somerset, Conde de Somerset, Marquês de Dorset e Conde de Dorset, descrito como " Un grand seigneur et l'un des meilleurs chevaliers de la noble jeune royaume de l'anglais "”, T.L.: "Um grande senhor e um dos melhores cavaleiros da juventude nobre do reino Inglês”. Foi decapitado em 15 de maio de 1464, com 28 anos, logo após a Batalha de Hexham,15 de maio de 1464, que marcou o fim da resistência dos Lancaster no norte da Inglaterra, durante a primeira parte do reinado de Eduardo IV. Morreu solteiro, seus Títulos passaram para o irmão, que está abaixo;
h-        Edmund Beaufort, 4º Duque de Somerset, Conde de Somerset, Marquês de Dorset e Conde de Dorset, mas nenhuma dessas titularidades foram confirmadas pelo Rei, e “numa proclamação datada de 27 de abril de 1471 Edmund é citado como "Edmund Beaufort, que se auto intitula Duque de Somerset", além do que “o Parlamento tinha direito de não legitimar o uso do Título”. Depois da Batalha de Tewkesbury,4 de maio de 1471, refugiou-se na Abadia de Tewkesbury com outros aliados, dois dias depois foram obrigados a sair do abrigo e decapitados na praça da cidade e isso aconteceu numa segunda-feira, dia 6 de maio de 1471. Como seu irmão, John Beaufort tinha sido morto na mesma batalha, “e como ambos morreram solteiros, "a Casa de Beaufort e todos as honras a que tinham direito tornaram-se extintas”.
Contudo, “Henrique VII deu-lhe perdão total e o Parlamento anulou os atos, restabelecendo assim as dignidades e honras da Casa de Beaufort”.
i-         Jasper Tudor, 1º Duque de Bedford, 1º Conde de Pembroke, o tio de Henrique VII, Rei da Inglaterra. Segundo filho de Owen Tudor e da Rainha Catarina de Valois, a viúva de Henrique V de Inglaterra, meio-irmão de Henrique VI, senhor do Castelo de Cardiff, no centro da cidade de Cardiff, no País de Gales. Cavaleiro da Ordem da Jarreteira. Ele morreu no dia 21 ou 26 de dezembro de 1495, e foi sepultado na Abadia de Keynsham, em Keynsham, entre Bristol e Bath, em Somerset, no sudoeste da Inglaterra.
j-         Duque de Buckingham, nascido Humphrey Stafford, 6 º Conde de Stafford, por herança materna e pela terceira criação o Título de Conde de Buckingham, com renda de £ 1.000, bisneto do Rei Eduardo III pelo lado de sua mãe, Anne de Gloucester, que casou com Edmund Stafford, 5 º Conde de Stafford.  “Humphrey Stafford em 14 de setembro de 1444, ele foi elevado a Duque de Buckingham, tornando-se um dos maiores proprietários de terras na Inglaterra” e “em 1447 foi-lhe concedida precedência sobre todos os Duques ingleses, menos os de Sangue Real”.
Foi Capitão de Calais, Senescal de Halton, Tenente-general das Marcas, Lord Warden of the Cinque Ports, Contestável do Castelo Dover, Condestável de Queensborough, nas Ilhas Sheppey, embaixador da Coroa na França durante negociações de paz com os franceses em 1445 e 1446, membro do Conselho Privado, Condestável da Inglaterra, foi um dos senhores que prenderam Humphrey, Duque de Gloucester em Bury St Edmunds, tio do Rei Henrique VI, em 18 de fevereiro de 1447.
Casou com Lady Anne Neville, filha de Ralph de Neville, 1º Conde de Westmorland, e Lady Joan Beaufort.
Morreu na liderança da Batalha de Northampton, travada em 10 de julho 1460, como ‘homem de guerra’ como gostava de se auto intitular, junto com John Talbot, o segundo Conde de Shrewsbury e de Waterford, Barão Talbot, com Thomas Percy, Lord Egremont, a filho de Henry Percy, segundo Conde de Northumberland e Lady Eleanor Neville, com John Beaumont, Visconde de Beaumont.
k-       John de Vere, 13º Conde de Oxford, Lord Great Chamberlain na Coroação de Henrique VII e Elizabeth de York, o Lord que segurou a Coroa do Rei durante o banquete da coroação, Cavaleiro da Ordem da Jarreteira, Grande Almirante da Inglaterra, steward (mordomo-mor) do Ducado de Lancaster, Condestável da Torre de Londres, The Captain of the Queen's Bodyguard of the Yeomen of the Guard, um alto cargo para os Lordes, atualmente é exercido por Richard Mark Newby, Barão Newby, Vice-Chefe da Bancada do Governo na Câmara dos Lordes.
Membro do Conselho Privado, Lord Great Chamberlain of England (Lorde Grande Chamberlain da Inglaterra), padrinho de filho mais velho do Rei, Arthur, Príncipe de Gales, em 1486.
Faleceu em 10 de março de 1513 no Castelo de Hedingham - Hedingham Castle, um castelo normando em Castle Hedingham, Braintree District , Essex, Inglaterra, e foi enterrado 24 de abril no Colne Priory, um priorado beneditino, também, em Essex, nordeste de Londres .
John Clifford, 'the Butcher', o Açougueiro apelido dado pelo Rei Eduardo IV, por nascimento 9 º Barão de Clifford, Lord do Castelo de Skipton, Yorkshire, High Sheriff of Westmorland, Grão- Xerife de Westmorland. Ele matou barbaramente a Edmund, Conde de Rutland, filho de Ricardo Plantageneta, Duque de York, e de sua mulher, Cecily Neville, com a idade de dezessete anos após a Batalha de Wakefield ,30 de dezembro de 1460, e sua cabeça foi exibida nos portões de York.





O assassinato de Rutland por Lorde Clifford
por Charles Robert Leslie
Pintor inglês
*9 de outubro, 1794 - + 5 de maio 1859)


E Richard Neville, Conde de Warwick, 'The Kingmaker', que mudou de lado como sabemos.

Essa guerra civil, que também envolveu a Nobreza e até populares no Reino da Inglaterra, com reflexos na França, resultou de:
1-       Problemas sociais e financeiros que se seguiram às Guerra dos Cem Anos;
2-      A enfermidade mental e fragilidade do Estado de Henrique VI. Em momentos críticos “sofria ataques de loucura, ria e cantava, não dando a menor importância para o que estava acontecendo. Exemplo: sua libertação em 1470;
3-      Os interesses de Richard of York, 3rd Duke of York, ou Ricardo de York, terceiro Duque de York, a Coroa e ao Trono.  Aquém eu chamo de Ricardo Plantageneta de York. 

Como veremos....


Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário