sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

132 - AS REFORMAS PETRINAS. Pedro, o Grande, oitava Conversa


Oficial Regimento de Infantaria 1700-1732

132 - AS REFORMAS PETRINAS.
 Pedro, o Grande, oitava Conversa – os Imperadores da Rússia
A Dinastia Romanov III.
História da Rússia monárquica.
Pedro I, o Grande (22 de outubro 1721 - 28 de janeiro de 1725)
Пётр I Великий (22 октября 1721 — 28 января 1725)

AS REFORMAS PETRINAS.
7-      Reforma militar
Já havia sido iniciada a modernização do Exército por Alexei Mikhailovich I, pai de Pedro, o Grande, no entanto os resultados foram muito aquém do esperado.
Só com Pedro é que as reformas introduzidas com modelos estrangeiros de exércitos, especialmente nos moldes prussiano (na época Brandemburgo), foi que os resultados começaram a aparecer.
Assim a reforma no Exército, bem como a criação de uma Marinha de Guerra, foi que criou as condições para a vitória na Grande Guerra do Norte 1700 – 1721.
Pedro começou fazendo um senso para saber o número de soldados, e a seguir estabeleceu novo recrutamento (que gerou deu 29 regimentos de infantaria e dois de Dragões, Драгуны, ou regimentos de cavalaria, e com isso os novos e velhos soldados passaram por um severo treinamento militar.


Regimento dos Dragões.



O Exército, 40.000 pessoas, ficou organizado em três "generalato" (Divisões), три «генеральства» (дивизии):
1- A. M. Golovin, Avtonom Mikhailovich Golovin, Автоном Михайлович Головин, amigo de Infância de Pedro, General do Exército Regular e Cavaleiro de Santo André;
2- A. A. Weide, Ада́м Ада́мович Ве́йде, Adam Adamowicz Weide, filho de um oficial alemão criado no Bairro Alemão, amigo de juventude de Pedro, arauto da Grande Embaixada junto aos governos estrangeiro, após a morte de F. Lefort, em março 1699, assumiu o comando do regimento Lefortovsky e lhe foi concedida a patente de General de Brigada, em 1698 escreveu "os regulamentos militares", que dedicou a Pedro. General do Exército Regular e Cavaleiro de Santo André. Amava a Rússia, a ponto de luterano pedir a Pedro que o sepultasse no solo sagrado do Cemitério Cristão Ortodoxo de Lazarev, em Alexander Nevsky Lavra, comovido o Imperador compareceu ao sepultamento em 1720.
3- Príncipe A. I. Repnina, Príncipe Anikita Ivanovich Repnin, нязь Аники́та Ива́нович Репни́н, Marechal do Império, генерал-фельдмаршал, Presidente do Colégio Militar do Império Russo, Президент Военной коллегии Российской империи, Cavaleiro da Ordem de Santo André, Cavaleiro da Ordem de São. Alexander Nevsky, Cavaleiro da Ordem da Águia Branca (Rzeczpospolita), Cavaleiro da Ordem do Elefante.
Homens foram recrutados para a Marinha de Guerra Imperial, até entre os servos e camponeses.
A princípio os especialistas eram oficiais estrangeiros, mas os nobres entraram para as Escolas Militares fundadas por Pedro, o que criou um excelente corpo de Oficiais tanto no Exército, quanto na Marinha.
Com destaque para a Academia de Guarda Marinha ou Academia Naval, Академия морской гвардии или Морская академия, fundada em 1715, na nova Capital Imperial, São Petersburgo, cujo primeiro diretor foi o tenente-general Baron P. Saint-Hilaire (Saint-Hilaire), e para Supervisor o Conde Andrew Artamonovich Matveev, Андре́й Артамо́нович Матве́ев ( que também foi diplomata, senador e presidente do Collegium de Justiça), que traduzia os ensinamentos do escocês   Brigadeiro Henry Farvarson, Andrei Danilovich Farvarson, 'Фа́рварсон, Ге́нри (Андре́й Дани́лович), um  professor na Universidade de Aberdeen, versado em  navegação , astronomia náutica, matemática, geodésia (um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra e das divisões (geográficas) da terra' como também o ato de 'dividir a terra' (por exemplo entre proprietários). 
Em 1716 foi publicado o regulamento militar para definir os Cargos, as funções, os serviços, os direitos e os deveres dos militares. 
Como resultado da transformação foi estabelecido um exército permanente forte e uma marinha poderosa, que mais cedo na Rússia era impossível


Oficias da Guarda de Corpo.

Até o final do reinado de Pedro, o número das forças terrestres regulares atingiu os seguintes números:
2.600 na Guarda de Corpo,
41.560 nos Dragões,
75.000 na infantaria,
Num total de 14.000 guarnições,
110.000 reservistas.



Marinha Imperial Russa - Российский императорский флот
20 de outubro 1696 é a data considerada como a real fundação da Marinha regular da Rússia, portanto a data do aniversário até hoje comemorado.
 Vários estaleiros foram em Voronezh, Kazan, Pereyaslavl, Arkhangelsk, Olonets, São Petersburgo, e Astrakhan.
Para proteger a costa conquistados e atacar linhas marítimas inimigas (Suécia e Império Otomano) foi organizada uma Frota de Galeras e outros barcos a vela, construídos na Rússia e adquiridos em outros países.
A princípio a base principal da Frota do Báltico estava em São Petersburgo, sendo transferida para Kronstadt, situada na ilha de Kotlin e as vizinhas ilhas menores do Golfo da Finlândia,  sob o Comado de Thomas Gordon, Cavaleiro da Ordem de São Alexander Nevsky, Comandante-Chefe do Porto de Kronstadt.
Novas bases foram estabelecidas em Vyborg, Helsingfors, Revel e Abo.
Em 1718 foi formado o Conselho do Almirantado - o órgão supremo da Marinha da Rússia, Адмиралтейств-коллегия — высший орган управления Военно-Морского Флота в России.
Em 1745 a Marinha russa possuía 130 embarcações à vela, incluindo 36 navios de linha, 9 fragatas, 3 shnyavas (navio de dois mastros usado para reconhecimento e serviços de mensageiro), 5 navios canhoneiras e 77 embarcações auxiliares. A frota a remo consistia de 396 embarcações.
“Os oficiais da Marinha para a frota foram fornecidos dentre os dvoryane (nobres) e marinheiros regulares - de recrutas. O serviço na marinha foi ao longo da vida. Filhos de nobres foram educados para o serviço naval na Escola de Matemática e Ciências da navegação, que havia sido fundada em 1701 em Sukharev Torre de Moscou. Os alunos muitas vezes eram enviados ao exterior para treinamento em frotas estrangeiras. Também era costume de contratar estrangeiros, que tinham experiência naval significativa, para servir na Marinha russa, como o norueguês-holandês Cornelius Cruys, o grego Ivan Botsis ou o escocês Thomas Gordon”.
A Catedral Naval em Kronstadt foi uma das várias catedrais, leia-se Arsenal de Marinha, da Marinha Imperial Russo.
Os princípios de organização da Marinha, métodos de ensino e de formação russos para a preparação de futuros colaboradores, e métodos para a realização de uma ação militar foram todos resumidos na Carta Naval (1720), escrita por Pedro, o Grande.
A Pedro, o Grande, Feodor Apraksin , Alexey Senyavin, Naum Senyavin , Mikhail Golitsyn , são geralmente creditado o desenvolvimento da arte russa de guerra naval.
Com Pedro a Frota Russa chegou ao auge de sua capacidade de combate.



  
Catedral Naval e a Chama Eterna



Nenhum comentário:

Postar um comentário