segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A cleptocracia,- FALTA ALGUÉM NESSA LISTA?





COMUNISTA, NAZISTA E SOCIALISTA.


A cleptocracia, alternativamente cleptocracia ou kleptarchy, (de grego: κλέπτης - kleptēs , "ladrão" e κράτος - kratos ", poder, governar", logo, "regra por ladrões") é uma forma de política e corrupção do governo onde o governo existe para aumentar a riqueza pessoal e poder político dos seus funcionários e a classe dominante em detrimento da população em geral, muitas vezes com a pretensão de serviço honesto.
Este tipo de governo é geralmente considerado corrupto, e o mecanismo de ação é muitas vezes desfalque de fundos do Estado.
Embora o termo pode ser usado em seu literal sentido de significar uma sociedade baseada no roubo, é mais comumente usado pejorativamente para apontar um governo corrupto ou dirigente de classe.
Assim a Cleptocracia, é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”, cujo objectivo é o do roubo de capital financeiro dum país e do seu bem-comum.
A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor econômico, por diversos modos.
A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política, institucionalizando a corrupção e seus derivados como o nepotismo, o peculato, de forma que estas ações delitivas ficam impunes, devido a que todos os sectores do poder estão corruptos, desde a Justiça, os funcionários da lei e todo o sistema político e económico.
O ex-presidente argentino Nestor Kirchner (falecido) junto com sua mulher, Cristina Fernandez de Kirchner, é responsável por um valor estimado de US $ 1 bilhão desaparecido dos cofres públicos da província de Santa Cruz durante o seu mandato como governador provincial.
São também imputados pela (ONG) NGO Transparency International, os seguintes patifes:
O ex- Presidente Suharto (US $ 15 bilhões - 35.000 milhões dólares americanos) da Indonésia;
O ex- presidente Ferdinand Marcos da Indonésia (pelo menos US $ 10 bilhões até 1986, equivalente a cerca de 21,6 bilhões dólares em 2014;
O ex-  Presidente Mobutu Sese Seko do Congo (US $ 5 bilhões);

O ex- Chefe de Estado Sani Abacha da Nigéria (2000 milhões dólares - US $ 5 bilhões);
O falecido presidente Jean-Claude Duvalier do Haiti ("Baby Doc") (US $ 300 milhões de euros - $ 800.000.000);
O ex- presidente Yasser Arafat, da Palestina, um santo, como tendo roubado 1.000 milhões dólar a US $ 10 bilhões;
O presidente Asif Ali Zardari do Paquistão é acusado de ter recebido propinas em contratos e malversação de fundos públicos, subtraindo mais de US $ 2 bilhões para suas contas na Suíça.
FALTA ALGUÉM NESSA LISTA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário