segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

121 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte VI- Czares de segunda categoria.

História da Rússia monárquica.

I-                    Dimitri I, Лжедми́трий I, ou o Falso Dimitri, Лжедмитрий, foi Czar da Rússia entre 1605 e 1606 sob o nome de Dimitry Ivanovitch, Димитрий Иоаннович, ou Dimitri Ivanovich, nome do último filho e herdeiro de Ivã, o Terrível, assassinado por ordem do Czar Boris Godunov, que depois de canonizado, em 15 de maio de 1591, passou a ser São Dimitri de Uglich , ou Demetrius de Uglich.
Aceito como Czar em 20 de junho 1605, foi coroado em 30 de julho de 1605, reinou até 17 de maio de 1606, ou seja, 1 ano, e 24 dias.
Afrontou os ortodoxos casando-se com uma mulher católico-romana, Marina Mniszech (em polaco: Maryna Maryna Mniszchówna ou Mniszech, Марина Мнишек, Marina Mnishek , também conhecida como a Bruxa Marinka, filha do voivode polonês de Sandomierz , Jerzy Mniszech, e para piorar as coisas  não se converteu a Religião Oficial do Império Russo.
Na manhã de 17 de maio de 1606 de duas semanas após o casamento real, os conspiradores tomaram de assalto o Kremlin para matar o Falso Dimitri, acusando-o de impostor. Dimitri tentou escapar por uma janela, mas quebrou a perna quando caiu, e um dos conspiradores disparou matando-o no local. O corpo foi exibido publicamente e depois cremado, e suas cinzas foram disparadas de um canhão em direção a Polônia.
A Czarina Marina, pois havia sido coroada em 8 de maio de 1606, e seu filho Ivan Dimitrievich (embora ele seria conhecido como Ivan o pequeno Bandolero), foram executados em 1614.
Foi sucedido por Vasili IV Shumsky.
II-                  Vasily Ivanovich IV, Василий IV Иванович Шуйский, Vasíliy Ivánovich Shúyskiy, em português de Portugal Basílio Ivanovitch Chuiski, filho do Príncipe Ivan Andreyevich Shumsky e Anna Feodorovna. Shuiskis, membros do poderoso clã dos Shuiskys, Шу́йские, uma família principesca, descendentes dos Príncipes Suzdal um dos ramos dos Ruríquidas, o que faz dele, na realidade, o último membro dessa Dinastia a governar. (* ver abaixo)
Em 1591, liderou a investigação sobre o caso da morte do Czarevich Dmitry de Uglich, mas como o caso estava sob a supervisão de Godunov declarou que ele morreu acidentalmente.
Após a queda do Godunov tentou dar um golpe de Estado, mas foi preso e exilado com seus irmãos.
Durante o levante popular de 17 de Maio de 1606, quando o Falso Dmitry I foi morto, um do grupo dos assassinos gritou “Viva o Czar Vasili Shumsky”, e ele acabou coroado em 1 de junho do mesmo ano por Isidoro, Metropolita de Novgorod.
Reinou de 29 de maio de 1606 até 27de julho de 1610, portanto, 4 anos, 1 mês e 28 dias.
Ele não tinha nenhuma autoridade, e só não foi rapidamente deposto pelos Boiardos, porque não tinha ninguém para substituí-lo.
Mais, isso acabou acontecendo e ele foi deposto por seus antigos adeptos os Príncipes Vorotynsky e Mstislavsky.
Tonsurado, mas sem fazer os votos sagrados, juntamente com os seus dois irmãos, foi mandado para Varsóvia sob aguarda do polonês hetman Stanisław Żółkiewski.
Hetman é um título para comandante militar na Polônia. 
Ele morreu um prisioneiro no castelo de Gostynin, perto de Varsóvia, em 12 de setembro de 1612.
Em 1635, os restos mortais de Vasili foram finalmente transferidos para ou a Moscou e colocado para descansar na Catedral Arcanjo.
Nota: A Catedral do Arcanjo São Miguel, ou Catedral do Arcanjo Miguel ou simplesmente Catedral do Arcanjo, Архангельский собор, Arkhangelsky sobor, é uma catedral na Praça das Catedrais no Kremlin de Moscou. Até ao século XVII, foi lugar de sepultura dos czares e grandes príncipes da Rússia. Há 54 túmulos na catedral e 46 lápides de pedra decorada.

III-                Władysław IV Vasa, Владислав IV, Vladislav Zhigimontovich, filho de Sigismundo III Vasa, Rei da Polônia, Rei da Suécia, e Grão-Duque da Lituânia, monarca da República das Duas Nações, e de Anna Habsburg, filha de Carlos II Habsburgo, Arquiduque de Áustria, Duque de Estíria, de Caríntia e de Carniola, Conde de Gorizia, e de a Maria Ana de Baviera, neta de Fernando I, Imperador do Sacro Império Romano Germânico, e de sua esposa Ana de Boêmia.
Seu Título real em latim era:
Vladislaus Quartus Dei gratia Rex Poloniae, Magnus Dux Lithuaniae, Russiae, Prussiae, Masoviae, Samogitiae, Livoniaeque, necnon Suecorum, Gothorum Vandalorumque haereditarius Rex, electus Magnus Dux Moschoviae.
T.L.: Vladislaus IV, pela graça de Deus Rei da Polônia, Grão-duque da Lituânia, Rússia, Prússia, Mazowiecki, Samogitya, Livônia, Rei dos suecos, Rei hereditário dos godos e vândalos, eleito Grão-duque de Moscou.
Como muitos outros monarcas europeus, reivindicou a herança do título de Rei de Jerusalém, mas o reino de Jerusalém já não existe há vários séculos. Seu título era maior do que qualquer dos seus antecessores no trono polaco.
Para deixar seu filho reinar sobre a Rússia, Sigismundo III Vasa, impôs que os russos se convertessem da Ortodoxia para o Catolicismo.
Se deu mal, e seu filho não reinou sobre Todas as Rússias.
Foi Czar da Rússia de 1610 até 1612 apenas no nome.

Assim o Vasa, vazou...E os Romanov, Романовы, assumiram o Trono de Todas as Rússias.


 * o abaixo – A genealogia é uma ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes ou apelidos.
Uma árvore genealógica, também chamada árvore de costados, é um histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou família
“Ramo cadete”, ou simplesmente Ramo, é um termo que, em história e genealogia, designa a linhagem masculina dos descendentes de um filho mais jovem (cadete) de um monarca ou patriarca. Nas dinastias reinantes e nas famílias nobres o reino, títulos, feudos, propriedades e rendas são, historicamente, passados do pai para o primogênito (filho homem mais velho), uma regra conhecida como primogenitura Filhos homens mais novos (cadetes) geralmente herdam menos riqueza e quase nenhuma autoridade para depois passarem aos seus próprios descendentes.
Os filhos cadetes geralmente tinham o direito de receber um apanágio como patrimônio, sempre algo muito menor do que a herança do primogênito e eram automaticamente subordinados à linhagem mais velha como vassalo ou súdito.
Em alguns casos, ramos cadetes – no caso Orleans- chegavam em algum momento a herdar a coroa da linhagem sênior, como foi o caso de Luís Felipe I, Reis dos Franceses, que reinou de 9 de agosto de 1830 - 24 de fevereiro de 1848, 17 anos, 6 meses e 15 dias, descendente direto de Filipe de França, Monsieur le frère du Roi, Duque d'Orleans, irmão de Luís XIV, e filho de Luís XIII, Reis de França.
Com isso, Luís Felipe I, foi o último soberano francês da Dinastia dos Capetos, mas não um Capeto Direto, pois o último descendente Direto pela linha masculina de Hugo Capeto foi Carlos IV de França, o Carlos, o Belo, de 3 janeiro 1322 até 1 de fevereiro de 1328, 6 anos, 0 meses e 29 dias.
O que eu quero dizer é que Vasily Ivanovich IV, Василий IV Иванович Шуйский, Vasíliy Ivánovich Shúyskiy, em português de Portugal Basílio Ivanovitch Chuiski, era um membro do poderoso clã dos Shuiskys, Шу́йские, “Ramo cadete”, ou simplesmente Ramo, da Dinastia Ruríquida, ou Rurikovitch, fundada por Rurik I em 862, portanto como Luís Felipe I, Reis dos Franceses, foi o último Capeto, ele é o último Rurik, mas indireto.
O último Ruríquida Direto foi Feodor I Ioannovich,  Феодор I Иоаннович, o famoso Theodore Santíssimo, que morreu em 7 de janeiro de 1598, com 40 anos, e foi substituído no Trono pelos  Godunovs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário