sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

96- CONVERSA- Welfen (Welf primus) Os Welf ou Welfos o Guelfos




Welf I, Duque da Baviera.

Welfen
(Welf primus)
Os Welf ou Welfos o Guelfos

Os Welf ou Guelfos eram nobres da região de Meuse-Moselle, desde o século IX na época dos Carolíngios.
Os Guelfos se dividiram em dois Ramos:
O da Borgonha;
O da Suábia.
Para nossa atual conversa basta saber que essa Dinastia, também chamada de “Antiga Casa dos Guelfos”, possui inicialmente esses registros:
O primeiro a se ter conhecimento foi o Conde Ruthard, "administrator Alemanniae", tanto que em 769 ele aparece novamente como Conde em Argengau, governava Carlos Magno. Em seu testamento Ruthard afirma ser filho de Hardrad ("filius Hadradi quondam").
O segundo foi Welf I, Conde em Schussengau, e considerado o primeiro Conde de Altdorf, que casou com Hedwig, Duquesa da Baviera, filha de Isembart de Thürgau ou Isanbart, Saxão, Conde e Mestre do Palácio de Altdorf. Tiveram os seguintes filhos:
1-      Judite da Baviera, Imperatriz-consorte, que se tornou a segunda esposa de Luís, o Piedoso, Augustus Imperador do Ocidente, Rei dos Francos, Rei da Aquitânia, filho de Carlos Magno;
2-      Rodolfo, Conde de Ponthieu, de Troyes, de Sens, Abade laico da Abadia de Saint-Riquier, antepassado dos Guelfos da Suábia;
3-      Conrado I, o Velho, também conhecido como Conrado da Borgonha, a conde de Argengau de Paris e Auxerre, Abade laico de Saint-Germain de Auxerre e St. Gallen (São Galo), antepassado dos Guelfos de Borgonha;
4-      Hemma, Rainha -consorte, casou com Luís, o Germânico, filho de Luís, o Piedoso, Rei da Francia Oriental, atual Alemanha.

Um dos descendentes dos acima citados de nome Rodolfo ou Rudolf II, Conde de Altdorf, casou com Ita de Öhningen, filha de Cuno de Öhningen, frequentemente identificado como Conrado I, mas realmente um Duque da Suábia, e de Reglint (ou Richlind), filha de Liudolf, Duque da Suábia [que perdeu o Ducado da Suábia por causa de uma revolta conterá o pai e não mais o recuperou], uma neta do imperador Otto I e irmã de Herman II, que tentou, sem sucesso, se tornar Rei da Alemanha.
Rudolf II e Ita de Öhningen, tiveram os seguintes filhos:
a-      Henrique ou Heinrich, Conde de Altdorf
b-      Welf II, ver abaixo;
c-       Richlinde de Altdorf, casou com Adalberto II, Conde de Ebersberg;
d-       Eberhard, Bispo de Bamberg;
e-      Cuno I, Conde de Sualafeld;
Rudolf II morreu c.990 e foi sepultado em Altdorf.



Ruthard
(Morreu 790)
Contagem em Argenau
I
Welf
(Morreu 825) 
(Morreu em 825)
Conde em Schussen
I
Konrad
(Morreu por volta de 863)
Conde em Schussengau
I
Welf I
(Morreu por volta de 876)
Conde em Argenau
I
Eticho
(Morreu por volta de 910)
Conde em Oberammergau
I
Heinrich
I
Rudolf I
I
Rodolfo II ou Rudolf II ------- Ita von Öhningen,
(Morreu por volta de 992)
Conde de Altdorf
I
                        Welf II ---- Imiza do Luxemburgo
(Também Irmentrude e Ermentrude),
filha de Frederick do Luxemburgo, Conde de Moselgau e de N.
 (Morto em 1030)
Conde em Lechrain / Conde da Suábia
I


Fonte:

Welf III, sucedeu a Henrique III, o Negro, ou Heinrich III, der Schwarz, da Dinastia Saliana ou da Francônia, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, coroado Imperador do Sacro Império Romano-Germânico pelo Papa Clemente II em 1046, como Duque da Carintia, porem o Ducado lhe foi tomado em 1055.
Na Baviera, o Imperador Henrique III, o Negro, era Henrique IV, o Duque de Baviera.
Sua tia Richlinde de Altdorf, que havia casado com Adalberto II, Conde de Ebersberg, conseguiu a transferência das ricas propriedades dos Ebersberg, na Baviera, sul da Alemanha, para ele e sua mãe foi quem conseguiu do Imperador o Título de Duque da Carintia.
Solteiro, morreu no Castelo de Bodman, às margens do Lago de Constança, em - 13 de Novembro de 1055, e legou a sua mãe, então Abadessa no Mosteiro de Altdorf, suas ricas propriedades, mas essa ao morrer as transferiu para seu neto Welf IV, filho da irmã de Welf III, Cunegundes e de Alberto Azzo II d'Este, dito Albertazzo II, Marquês d’Este, Conde de Luni.
O Ramo dos Guelfos-Este:
Cunegundes de Altdorf ou Cunizza, casou com Alberto Azzo II d'Este, dito Albertazzo II, Marquês d’Este, Conde de Luni, e desta união nasceu Welf IV, o futuro Duque de Baviera e fundador da Nova Casa dos Guelfos - Neue Haus von Welfen.
Cunegundes de Altdorf, Marquise d ' Este, faleceu em 31 de Agosto de 1057, e seu filho, Welf IV, “mudou-se para a Alemanha, a princípio para Caríntia e, em seguida, na Baviera, onde casou com a Ethelinde von Northeim, Otto von Northeim, Duque da Baviera, e bisneta Imperador Otto II, mas o casamento acabou em divórcio.
Todavia, Otto von Northeim, Duque da Baviera, entrou em conflito com Henrique IV, Sacro Imperador Romano-Germânico, que lhe tomou o Ducado e deu a Welf IV, que passou a ser Welf I, Duque da Baviera.
Em segundas núpcias Welf I, Duque da Baviera, casou com Judite de Flandres, viúva de Toste Godwinsson, Conde de Northumbria, um território hoje no norte da Inglaterra e Sudeste da Escócia.
Passaram a residir no Castelo de Ravensburg, na Alta Suábia, no sul da Alemanha, hoje a capital do distrito de Ravensburg, Baden-Württemberg.
Welf I, Duque da Baviera, se fez Cruzado, na Cruzada de 1101 e acabou morrendo no caminho de volta, em Paphos, Chipre, em 1101, e foi sepultado na Abadia de Weingarten.
Welf I e Judite de Flandres, tiveram os seguintes filhos:
a-      Welf V, o Gordo, após a morte de seu pai, Welf II da Baviera, Duque da Baviera, que casou em primeiras núpcias com sua prima Matilde de Canossa, La Grancontessa, filha de Bonifácio de Canossa, Duque de Spoleto, e de quem era 26 anos mais velho, Dela se divorciou. Não voltou a casar e morreu sem filhos;
b-      Henrique IX, o Negro, ou Heinrich IX, der Schwarze, sucedeu ao irmão como Duque da Baviera. Casou com Wulfhilde Billung da Saxônia, filha mais velha de Magnus, Duque da Saxônia e de Sophia da Hungria. Esse casamento proporcionou a Nova Casa dos Guelfos uma enorme riqueza.
c-       Kunizza que casou com Friedrich Rocho Conde de Dießen.

O Casamento de Henrique IX, o Negro, ou Heinrich IX, der Schwarze, com Wulfhilde Billung da Saxônia, deu origem as famílias mais importantes da História da Europa, não só os Guelfo, mas, também, a Casa de Hanover, que ascendeu ao trono d ' Inglaterra em 1714 com George I, um Guelfo, Rei da Grã-Bretanha e Irlanda, Defensor da Fé, Rei Titular da França, Arquitesoureiro e Príncipe-Eleitor de Brunswick-Lüneburg (leia-se Hanover) no Sacro Império Romano-Germânico, Duque de Brunswick-Lüneburg
A última Soberana da Grã-Bretanha da Casa de Hanover foi a Rainha Vitoria, Sua Majestade Victoria, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda Rainha, Defensora da Fé, Imperatriz da Índia, etc. .., mas que por ter casado com o Príncipe Albert de Saxe-Coburgo - Gotha (Francis Albert Augustus Charles Emmanuel) mudou o nome da Dinastia Reinante para House of Saxe-Coburg and Gotha ou Casa de Saxe-Coburgo-Gota.
O Rei Jorge V, avo da rainha Elizaberth II, por decreto real de 17 de julho de 1917, mudou o nome da Família Real Britânica de Saxe-Coburgo-Gota (um ramo da casa dos Guelfos) para  Casa de Windsor, devido à sentimento anti-alemão no Império Britânico durante a Primeira Guerra Mundial.
A Rainha Elizabeth II , uma Herdeira da Nova Casa dos Guelfos ,pelo seu casamento com Prince Philip, Duque de Edimburgo (Prince Philip of Greece and Denmark, e House of Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg,) que “abandonou seus títulos reais gregos e dinamarqueses, , e tornou-se naturalizado cidadão britânico , adotando o sobrenome Mountbatten , de seus avós maternos”, declarou  que seus descendentes passariam pertencer a Família Mountbatten-Windsor, como está abaixo:
“Em 9 de abril de 1952, a Rainha Elizabeth declarou oficialmente "que eu e meus filhos seremos conhecidos como membros da Casa e da Família de Windsor, e que os meus descendentes que se casam e seus descendentes, devem constar o nome de Windsor."  
“Em 08 de fevereiro de 1960, a Rainha confirmou que ela e seus filhos continuarão a ser conhecidos como a Casa e Família de Windsor, ao passo que os de seus descendentes que não têm direito ao título de Príncipe ou Princesa e ao Alteza Real passarão a ser da Família Mountbatten –Windsor”.
Mas, voltemos ao Medievo...
 Henrique IX, o Negro, ou Heinrich IX, der Schwarze, sucedeu ao irmão como Duque da Baviera. Casou com Wulfhilde Billung da Saxônia, filha mais velha de Magnus, Duque da Saxônia e de Sophia da Hungria.
Henrique IX e Wulfhilde tiveram os seguintes filhos:
a-      Judite, casado Frederico II, Duque da Suábia;
b-      Conrad, morreu jovem;
c-       Henry X, o orgulhoso, Duque de Baviera, Duque da Saxônia (como Henrique II), Margrave de Toscana;
d-      Welf VI - Margrave de Toscana e Duque de Spoleto;
e-      Sophia, casou com Bertholo III, Duque de Zähringen, depois com Leopoldo I, Duque de Styria;
f-       Wulfhild, casado Rudolf, Conde de Bregenz;
g-      Mathilde, casou com Diepold IV, Margrave de Vohburg e derpois com Gebhard III, Conde de Sulzbach;
h-      Adalberto, Abade de Corvey.

Foi nessa geração que começou a ‘encrenca ‘com os Guelfos, que acabou gerando o conflito conhecido como Os Guelfos e Gibelinos...
Veremos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário