sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

119 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte IV- Tempo de Perturbações, Смутное время[править

Ivan, o Terrível, com os opritchniki (Опричники), em seus hábitos negros.

119 - Conversa – os Czares, também chamados de Imperadores da Rússia – Parte IV
História da Rússia monárquica.

Tempo de Perturbações, Смутное время[править

Eu não vou conversar muito sobre o Tempo das Perturbações, ou Tempo de Dificuldades, pelo que passou a Rússia e Boris Godunov, vou dar umas simples pinceladas, inclusive usando de artigos de outros historiadores.
Definições de Interregnum:
Termo latino que significava “entre reinados” - inter , "entre" + Regnum , "reinado" de rex, regis, Rei.
Portanto é o intervalo entre dois Monarcas (aqui incluindo o antigo Imperador do Sacro Império Romano Germânico), entre Papas da Igreja Católica Romana.
Período entre os pastorados de ministros em algumas igrejas protestantes.
 Qualquer interrupção na continuidade de um governo, organização, ou ordem social.
 Dicionário Lello – Lisboa e Porto.
Significado de Interregno
s.m. Intervalo ou interrupção passageira; interlúdio.
P.ext. Período de tempo em que um governo fica sem chefe ou representante.
Interrupção momentânea entre dois reinados, durante a qual o trono permanece vago.
(Etm. do latim: interregnum.i)
Sinônimos de Interregno: interlúdio, interrupção, intervalo e parada.
 dicionário online de português

O Tempo das Perturbações, ou Tempo de Dificuldades, na Rússia, que se iniciou em 1598, com a morte e o fim do governo de Fyodor (Theodore) I Ivanovich, o último dos Ruríquida, ou Rurikovitch, Dinastia iniciada por Rurik em 862 e que governou por mais de 700 anos, e a ascensão da Dinastia Romanov, em 1613 e que governou até 1918.
Rumores sobre a salvação de Czarevich Dmitry, filho morto pelo próprio Ivan, o Terrível, pululavam na Rússia de então, somados a luta entre os nobres e o Poder Real/ou Supremo, os desastres naturais, a intervenção polaco-sueca, a quebras de safra, causou uma crise económica e social gravíssima.
Os Boiardos, a Nobreza, buscaram preservar e valorizar seus privilégios tradicionais e influência política, e isso se transformou em uma luta direta com o Poder Real/ou Supremo, que queria restringir esses privilégios e influências.
Intrigas do mais baixo nível eram urdidas de lado a lado, aumentando assim a incerteza.
Ambos os lados se enfraqueciam dia após dia, e o povo, como sempre, pagava “a conta”.
“Boiardo era o título atribuído aos membros da Nobreza russa do século X ao século XVII, e a
palavra boiardo provém do russo боя́ре, plural de боя́рын, através do francês boyard”.
“Grandes latifundiários, eram, também, os legisladores no Principado de Kiev e no de Moscou, mesmo depois que o Soberano Moscovita passou a ser o centro de decisão, com a centralização de poder, a autocracia, a sua influência ainda perdurou”.
Depois que o Nobrehomem Andrey Mikhailovich Kurbsky, Андрей Михайлович Курбский, de um ramo da Dinastia Ruríquida, amigo íntimo que se tornou inimigo figadal, a ponto de ter liderado um exército polaco-lituano contra a Rússia, devastando a Região de Velikie-Luki, no escopo da Guerra da Livonia, o Czar Ivan, o Terrível, doente e desconfiado, passou a considera seriamente que “outros aristocratas estavam preparados para traí-lo, decide deixar Moscou em 3 de dezembro de 1564”.
Leva tudo que pode, a tesouraria, biblioteca pessoal, os símbolos do Poder, principalmente as relíquias sagradas tão importantes para os russos, em especial para os moscovitas, para a cidade de Aleksandrov, Алексáндров, ou Alexander Sloboda, e com sua Corte civil, militar e eclesiástica, se estabelece nela por 17 anos, ou seja, de 1564 a 1581.
Embaixadores são recebidos, e a vida continua no palácio construído pelo Príncipe Vasily II (25 de março de 1479 - 3 dezembros de 1533) - Grão-duque Vladimir e de Moscou, pai de Ivan, o Terrível, hoje conhecido como o Kremlin de Alexandre, antiga fortaleza, símbolo do Poder na capital real Oprichnina.
A palavra Oprichnina, Опричнина, vem do Russo Antigo, ‘oprich’, «опричь», que significa "especial", «особый», ou apartada de, “кроме”.
No governo de Ivan, o Terrível, era o território separado e autônomo do Reino, para uso exclusivo do Czar, de sua família, da Corte, de seu governo, de seus servos, e de sua Guarda de Corpo.
A seguir o termo  foi ampliado para designar a parte do Estado, leia-se Tribunal de Exceção que determinava o confisco de bens e medidas de emergência, além dos membros da Soberana Oprichnina, Соверейжн Опричнина, uma guarda especial composta de milhares de homens – inicialmente 6.000 recrutados da pequena nobreza e 500 jovens oriundos de meios modestos - os opritchniki (Опричники), que servia de serviço secreto, e se incumbia, também, da repressão, que implantou ao Regime de Terror na Rússia de Ivan, o Terrível.  
Opritchnik, Опричник, um separado, um dedicado, um homem especial.
Eram educados como membros de uma Ordem Militar e Monástica, uma espécie de Cavaleiros Templários do Mau, vestiam-se de preto qual um monge, suas insígnias eram uma cabeça de cão (para farejar e roer a traição) e uma vassoura (para varrer tudo que era errado aos olhos de Ivan, o Terrível), e juram lealdade suprema (canina graças ao símbolo) ao Czar.
Na Campanha conhecida como Massacre de Novgorod, 15 mil opritchniki massacraram em torno de 211 proprietários rurais e 137 membros das suas famílias, 45 escrivães e escreventes, como muitos membros das suas famílias, entre outros, só nessa Cidade, sob a direção pessoal de Ivan, o Terrível.
Mais, na campanha toda foram 1500 nobres, além de contados 10.000 cadáveres, graças aos assassinatos em massa em Tver, Klin, Torzhok e outras cidades, segundo Vladimir Borisovich Kobrin, Doutor em Ciências Históricas, especialista em história da Rússia séculos XV-XVI, cujas datas foram Moscou, 5 de Julho de 1930 - Moscou, 30 de Dezembro de 1990.
Houveram cenas de canibalismo tanto do lado dos opritchniki, quanto da população civil.
Nicola Salos, santo popular de Pskov, repreendeu a Ivan pela crueldade dessa campanha e ofereceu a ele um pedaço de carne crua humana para que ele comece mais ou menos com essas palavras:
"Ha, você come, você come a carne dos homens", «На, съешь, ты же питаешься мясом человеческим».
O motivo dessa campanha contra Novgorod, é que foi descoberto um plano para que as soberanias de Novgorod, e de Pskov, fossem retiradas de Ivan, o Terrível, e passadas para Sigismundo II Augustus, soberano do Grão-Ducado da Lituânia e do Reino da Polônia unidos em um estado confederado – Rzeczpospolita – como Rei da Polônia e Grão-duque da Lituânia.
Tudo isso em época da Guerra da Livonia, entre 1558 e 1 583, um grande conflito militar que envolveu o Grão-Ducado da Lituânia, os Reinos da Suécia, da Polônia, da Dinamarca, Ducado da Curlândia e Semgallia, o Sacro Império Romano Germânico, o Império Otomano e o Canato Tártaro da Crimeia, e a Rússia.
A Confederação da Livonia era composta dos seguintes Estados:
A Ordem da Livonia - Irmãos Livônios da Espada, Fratres militiae Christi ", o exército de irmãos de Cristo", uma Ordem católico romana, uma ordem militar organizada em 1202 por Albert de Riga, Bispo de Livonia, e composto de "monges guerreiros" germânicos, a fim de cristianizar as populações do Báltico; Capital: Fellin (agora Viljandi)
O Arcebispo de Riga; Capital: Riga
O Bispado de Tartu; Capital: Dorpat (hoje Tartu)
O bispado de Ösel-Wiek; Capital: Hapsal (agora Haapsalu)
O Bispado da Curlândia; Capital: Pilten (agora Piltene)
A confederação estava interessada em controlar o trânsito de comércio russo e limitou significativamente a capacidade dos comerciantes russos no Mar Báltico.
Foi um fuzuê danado naquelas bandas, mas que gerava dificuldades para todos os lados.
Convenhamos, nesse clima não podia haver um bom governo na Mãe Rússia, na Мать Россия.
O filho de Ivan, o Terrível, Fyodor I Ivanovich, Фёдор I Иванович, ou Feodor I Ioannovich, Феодор I Иоаннович, também conhecido como Theodore Santíssimo, Феодор Блаженный, foi coroado Czar e Autocrata de Toda Rússia, na Catedral da Assunção, em 31 de maio de 1584. Tinha deficiência intelectual, portanto quem governava era seu cunhado Boris Fyodorovich Godunov, Бори́с Фёдорович Годуно́в, irmão de sua mulher, Irina Feodorovna Godunova, Ирина Фёдоровна Годунова, depois Czarina Alexandra, Александра.
O Czar Theodore Santíssimo era baixo, atarracado, corpo fraco e propenso a edema (acúmulo anormal de líquido nos membros), por isso andava de maneira cambaleante, desnutrido, mas sempre sorrindo de forma demente, com um nariz que parecia o pico de falcão, o que acentuava a sua feiura, todavia, calmo, gentil, não tem inclinação para a guerra, sem capacidade para tratar de assuntos políticos e extremamente supersticioso.
Vivia entre sacerdotes, e como um monge passava dias em jejum, orações e súplicas, ajoelhado em um genuflexório, dia e noite, em busca de melhoria espiritual. Adorava tocar os sinos das igrejas pelas quais passava. Sua principal conquista foi a criação do Patriarcado de Moscou, em 1588.
O Czarevich Dimitri Ivanovitch, Дми́трий Ива́нович, um epilético, Príncipe de Uglich, seu meio- irmão e herdeiro do Trono, filho mais novo de Ivan, o Terrível e de Maria Feodorovna Nagaya, uma concubina, pois o casamento que não foi abençoado pela Igreja, em 15 de maio 1591 foi assassinado a mando de Boris Godunov, esfaqueado por Osip Volokhov, Nikita Katchalov e Danilo Bitiagovsky, e por isso o Czar Theodore Santíssimo não tinha um Herdeiro real.
Czarevich Dimitri Ivanovitch foi canonizado em 1606, e é reconhecido como São Dmitry Uglich, pela Igreja Ortodoxa Russa.
Esse assassinato está descrito na " História do Estado russo " de Nikolai Mikhailovich Karamzin,
Никола́й Миха́йлович Карамзи́н, um dos maiores historiadores e poetas russos.
Durante o governo do sucessor de Fyodor I Ivanovich, seu cunhado Boris Godunov, vários “Dmitris” falsos apareceram para perturbar mais ainda a desordem estabelecida.
O dia da morte de Fyodor I Ivanovich, Фёдор I Иванович, ou Feodor I Ioannovich, Феодор I Иоаннович, também conhecido como Theodore Santíssimo, Феодор Блаженный, ou seja, 7 de janeiro de 1598, depois de 13 anos, 9 meses e 20 dias de governo, é o estipulado historicamente como a data início da Tempo de Perturbações, Смутное время[править.
Um tempo de Interregnum.

Czarevich Dmitry.
São Dmitry Uglich
Museu de Nizhny Novgorod




Nenhum comentário:

Postar um comentário