terça-feira, 27 de janeiro de 2015

115 – Conversa – Imperadores da Áustria da Casa de Habsburgo – Ultima Parte. Casa de Habsburgo-Lorena



Franz Joseph I,
gebürtig Erzherzog Franz Joseph Karl von Österreich,
Kaiser von Österreich.
Hauses Habsburg-Lothringen

Imperadores da Casa de Habsburgo-Lorena

#
Nome
Início do reinado
Fim do reinado


1
2
3
4
Carlos I, Beato.
12 de Novembro de 1918.

Dos quatro o mais interessante é Francisco José I, cujo reinado durou 68 anos, é o terceiro mais longo da história europeia, depois de Luís XIV, Le Roi-Solei, Rei da França (14 de maio de 1643 até 1 de setembro de 1715)   e de João II, "O Bom" foi o Príncipe soberano de Liechtenstein (12 de novembro de 1858 até 11 de fevereiro de 1929).

Em 24 de abril de 1854, Francisco José casou, contra a vontade de sua mãe Sofia, com sua prima, Elisabeth Amalie Eugenie, Herzogin in Bayern, Elizabeth, Duquesa da Baviera (conhecida na família por Sissi), filha da sua tia materna Ludovica Guilhermina (Maria Ludovika Wilhelmine Prinzessin von Bayern), do ramo dos Condes Palatinos de Birkenfeld-Zweibrucken, da Dinastia de Wittelsbach, e de Maximiliano José Herzog Max in Bayern (Herzog Maximilian Joseph in Bayern), Duque da Baviera, da Dinastia Wittelsbach, tendo sido Maximiliano um dos principais promotores da música folclórica da Baviera no século 19.

Sissi, por quem Francisco José foi apaixonado, apesar das constantes desavenças, e que exerceu profunda influência sobre ele, deu-lhe três filhas e um varão:
Sissi tinha algum distúrbio emocional e não se adaptou a vida na Tradicionalíssima Corte de Viena, e optou por viver viajando.
Com um diagnóstico de doença pulmonar e a recomendação de uma cura na Ilha da Madeira, e fez a sua primeira de suas viagens ao exterior.
De retorno a Viena, ela sofreu uma recaída grave. Os médicos suspeitaram de " tísica ". Desta vez foi para Ilha de Corfu, a segunda maior das ilhas jônicas e o sétimo maior da Grécia, no Mar Jónico, onde construiu um Castelo, no estilo grego de Pompeia, o Achillion, depois morada de verão de Guilherme II, Kaiser da Alemanha.
A "fuga" da Corte continuou de 1860-1861 e foi o começo de uma Odisseia que só acabou com seu assassinato na Suíça.
Além da Europa, ela excursionou pela Ásia Menor e África do Norte, a partir de 1867 com mais frequência ia para a Hungria, e no Reino Unido. Cap Martin, era um dos locais favoritos de Elizabeth na Riviera Francesa. Enfim, ela viajou 1885 no Império Otomano onde afirmam que ela descobriu restos da antiga Tróia.
Colecionava fotos ou postais de mulheres nuas, e mandava busca-los por toda a Europa e América, sempre a peso de ouro.
Sissi há muito estava anoréxica e fisicamente muito fraca e em 16 de julho de 1898, Elizabeth estava em Bad Nauheim, uma cidade do Wetterau,em Hessen, Alemanha, local de cura de doenças do coração, para fazer um tratamento no SPA da Cidade, mas ela viajou incógnita para o Lago de Genebra , respondendo a um convite feito pela Família dos Rothschild.
Chegou m 9 de setembro de 1898 a Genebra e se hospedou no Hotel Beau-Rivage, onde já havia estado, em companhia de sua dama-de-honra, Condessa Irma Sztáray de Sztára et Nagymihály.
No sábado, 10 setembro, 1898, a 01:35, Sissi e Condessa Nagymihály, deixaram o hotel às margens do Lago de Genebra, a pé para pegar o pequeno navio a vapor Genève que ia para Montreux.
O anarquista italiano Luigi Lucheni, de 25 anos, se aproximou delas, e quando a sineta de embarque foi tocada, esfaqueou Sissi.
Lucheni originalmente tinha planejado para matar o Duque de Orléans, mas o Pretendente ao Trono de França tinha deixado Genebra indo para o Valais, quando um jornal de Genebra revelou que a mulher elegante viajando sob o pseudônimo de "Condessa de Hohenembs" era a Imperatriz Elisabeth da Áustria.
Não teve dúvida e fez sua opção.
Alarmada porque Elisabeth não tinha recuperado a consciência, a Condessa informou o capitão de sua identidade, e o barco voltou para Genebra. Elisabeth foi levado de volta para o Hotel Beau-Rivage por seis marinheiros em uma maca improvisada feita de uma vela, amarrada em dois remos, com algumas almofadas.
Já chegou morta, mas foi declarada morta às 02:10.
O mundo não perdeu muita coisa.
“Na quarta-feira de manhã, o corpo de Elisabeth foi levado de volta para Viena a bordo de um trem funeral.
A inscrição em seu caixão ler ", Elisabeth, a Imperatriz da Áustria".
 Os húngaros ficaram indignados e as palavras "e Rainha da Hungria" foram adicionados às pressas. T
Todo o Império Austro-Húngaro estava de luto profundo.
82 soberanos e nobres de alto escalão a seguiu cortejo fúnebre, na manhã de 17 de setembro até o túmulo na Igreja dos Capuchinhos, daquela que foi Imperatriz da Áustria por 44 anos.
Uma Princesa que não soube honrar sua Dinastia, seu marido, seus filhos, suas Coroas, lamentável.
Sissi ganhou um grande fã clube feminino, de mocinhas de minha geração, graças aos filmes estrelados pela jovem adolescente Romy Schneider, uma lindíssima atriz austríaca, denominados “A Trilogia Sissi”, três filmes austríacos no final dos anos cinquenta do século XX, a saber:
Sissi;
Sissi - die Junge Kaiserin (traduzido para Sissi - A Imperatriz Jovem);
Sissi - Schicksalsjahre einer Kaiserin (traduzido para Sissi e Seu Destino).
Francisco José e Sissi tiveram os seguintes filhos:
Crianças
Nascimento
Morte
Notas
05 de março s de 1855
29 de maio de 1857
Morreu na infância
12 de julho de 1856
27 de julho de 1932
Casada em 1873 com seu primo em segundo grau, o Príncipe Leopold da Baviera. Tiveram quatro filhos
Rudolf, Kronprinz von Österreich-Ungarn (Principe Real).
Arquiduque da Áustria.
O Príncipe Herdeiro da Áustria,
Príncipe Real da Hungria e Bohemia
21 de agosto de 1858
30 jan 1889
Casado em 10 de maio 1881, com a Princesa Stéphanie da Bélgica, uma filha do Rei Leopoldo II dos Belgas. Tinha problemas emocionais graves, se suicidou junto com sua amante, Baroness Mary Vetsera, no pavilhão de caça Mayerling, acontecimento que entrou para a História como Incidente de Mayerling. Há controvérsias se foi suicídio ou assassinato já que ele era desequilibrado para assumir o Trono Dual Imperial.

22 de abril de 1868
6 de setembro de 1924
Casada em 1890 com seu primo em segundo grau, o Arquiduque Franz Salvator da Áustria-Toscana. Tivearm filhos.
 Com a morte de Rodolfo da Austria a sucessão caiu para o sobrinho do Imperador Franz Joseph I, neto de seu irmão arquiduque Carlos Luís, filho de seu sobrinho o Arquiduque Otto e da Princesa Maria Luisa Josefa da Saxônia, Karl Franz Josef Ludwig Hubert Georg von Maria Habsburg-Lothringe, ou Carlos I da Áustria-Hungria, coroado com a morte de Franz Joseph em 1916.
Carlos foi o último monarca Habsburgo.

Franz Josef Karl von Habsburg-Lothringen, ou Francisco José I, era considerado, em seu tempo, um perfeito cavalheiro, e de mentalidade conservadora, convencido de seu direito divino de governar, inteligente, sexy e charmoso, mas incapaz de enfrentar adequadamente as mudanças ideológicas e políticas brutais que vieram.
Considerava que sua Dinastia, os Habsburgos, foram criados por Deus para governar a Europa.
De um despotismo benevolente e paternalista fazia tudo de uma maneira muito simples, como era simples a sua vida privada.
Francisco José foi inteiramente dedicado ao desempenho das suas funções como governante e manter a honra e o bem-estar do seu povo.
No entanto, a História seria responsável por demonstrar que todo seu esforço não foi suficiente para evitar o colapso de seu Império e a onda de separatista, nacionalista, e de outras várias naturezas, que se abateram sobre a Europa e que gerou a I Guerra Mundial, a primeira Grande Guerra.
Em 1914, a Áustria-Hungria, o Império governando por Francisco Jose I, tinha 676.616 quilômetros quadrados e 52.800.000 habitantes, o que fez dele o segundo maior país da Europa (depois da Rússia) e o terceiro mais populoso (depois da Rússia e Alemanha).
Incluiu 15 nacionalidades: Austríacos eram 12,5 milhões, 10,5 milhões de magiares, 7 milhões de tchecos e eslovacos 2, 5,2 milhões de poloneses, como muitos sérvios, croatas e bósnios, 3,5 milhões de romenos, 4 milhões de rutenianos e de ucranianos, 800.000 de italianos, e 1,3 milhão de eslovenos.
Havia 40 milhões entre  católico- romanos e Greco-católicos ucranianos e romenos, 4,5 milhões de ortodoxos (sérvios, romenos e ucranianos), 4,7 milhões de luteranos e calvinistas, 2,5 milhões de judeus e 800 mil muçulmanos, cuja convivência pacífica foi garantido pelo Império
Sua morte e a divisão do Império da Áustria-Hungria, o Império Austro-húngaro, representa o fim de uma Era, uma Era da História da Humanidade, e o início da Europa Contemporânea.

E assim se conta a História dos Habsburgos. 

Imperatriz Elizabeth da Áustria,
por Franz Xaver Winterhalter,
Castelo real de Hofburg, Viena.
Tem o cabelo enfeitado com estrelas de ouro branco cravejadas de diamantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário