domingo, 28 de dezembro de 2014

94- CONVERSA- Parte IV - A República Florentina E Os Guelfos e Gibelinos.

A República Florentina
E
Os Guelfos e Gibelinos.
Parte IV

Mais, para essa conversa vale falar de Matilde de Canossa, a celebre la Grancontessa (magna comitissa) ou a Grande Condessa
Matilde de Canossa ou Matilde da Toscana, Margravina da Toscana, Duquesa de Espoleto, Senhora de Modena, Ferrara, Régio, Brescia e Mântua, Duquesa consorte de Lorena, Vice-Rainha de Itália, e era filha de Bonifácio de Canossa, chamado de "Tirano", o único herdeiro da Dinastia Canossa, governador de Régio da Emília, Modena, Mântua, Bréscia e Ferrara e de grandes estados nos Apeninos, Lombardia e na Emília-Romanha, e de Beatriz de Bar, ou Beatriz da Lotaríngia, ou Beatriz da Alta Lorena, da Dinastia d'Ardennes -Verdun, do ramo Ardennes-Bar, dinastia essa fundada por Wigeric da Lotaríngia, Conde de Bidgau  e de Trier, Abade leigo de Abadia de São Rumbold, em Mechelen, hoje na província de Antuérpia , Flandres , Bélgica,
Que a partir de 915 ou 916 foi elevado a Conde Palatino da Lotaríngia, pai de Frederico I, Duque da Alta-Lorena, seu filho com Cunigunda de França, e, portanto, um descendente da sexta geração de Carlos Magno, logo eles reinaram sobre a Lorena, ou Lotaríngia em latim, ou Lorraine em francês, ou Lotharingen em holandês e Lothringen em alemão, desde o século X.
La Gran Contessa nasceu em Mântua, março de 1046 e faleceu Bondeno di Roncore, 24 de julho de 1115.
Foi a principal apoiante do papa Gregório VII durante a Questão das Investiduras, sendo a coparticipe da Humilhação de Canossa, pela qual passou Henrique IV, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Ela é uma das poucas mulheres medievais a ser relembrada por seus feitos militares.
Em 11 de maio de 1111 foi elevada a Vicaria Imperiale e Coroada Vice-Rainha da Itália pelo Imperador Sacro Henrique V, no Castelo de Bianello (Quattro Castella, Reggio Emilia).
Em 1076 entrou na posse de um vasto território que incluía Lombardia, Emilia Romagna e Toscana, e que teve seu centro em Canossa, da área dos Apeninos.
Matilda morreu de gota em 1115 e foi enterrada pela primeira vez em San Benedetto em Polirone (San Benedetto Po), em seguida, em 1633, a mando do Papa Urbano VIII, seu corpo foi transferido para Roma, em Castel Sant'Angelo.
 Em 1645 seus restos mortais encontrados lugar definido na Basílica de São Pedro, em Roma, a única mulher junto à Rainha Cristina da Suécia e da polonesa Maria Clementina Sobieski , esposa de James Francis Edward Stuart .
Seu túmulo, esculpida por Bernini, é chamado a “Honra e Glória de Itália”.
Matilde tinha não deixou herdeiros diretos; consequentemente, seu vastíssimo patrimônio foi disperso ao sabor dos grandes interesses do Imperador, do Papa e dos nobres da Itália.
Repubblica Fiorentina - República Florentina.
“A República foi comandada por um conselho, a Signoria, liderado pelo gonfaloneiro - que por sua vez era eleito a cada dois meses pelos membros de clãs da cidade”.
“A República sofreu várias tentativas de golpes, reagindo com contragolpes de várias facções”. “A facção Médici tomou o poder na cidade em 1434 até o contragolpe de Cosme de Médici que o exilou no ano anterior”.
“Cosme manteve o controle de Florença até 1494. João de Médici (que veio a se tornar o Papa Leão X) reconquistou a República em 1512”.
“A autoridade de Médici foi repudiada e deflagrou, em 1527, a Guerra da Liga de Cognac”.
“Os Médici reassumiram o poder em 1531 após 11 meses de cerco à cidade”.
“A República foi desconstituída em 1532 quando o Papa Clemente VII apontou Alessandro de' Médici como Duque de Florença, tornando esta cidade-Estado um Ducado hereditário.


Fim da Parte IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário