terça-feira, 16 de dezembro de 2014

84- CONVERSA- Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte X



  
O Brasão da Francônia,
o chamado "ancinho franco"
(em alemão: Fränkischer Rechen)
nas cores tradicionais vermelho e branco
Segunda Dinastia do Sacro Império Romano-Germânico:

Dinastia Saliana, também, conhecida como a Dinastia Franca, a Família dos Duques da Francônia, na Alta Idade Média.
“O ancestral conhecido da Dinastia foi Werner Worms, pai do fundador, Conrado, o Ruivo, Duque de Lorena, Conde em Speyergau , Wormsgau e Nahegau , um Conde franco suíço, que morreu em 10 de agosto de 955 por causa de uma flechada, pois havia retirado seu capacete devido ao calor insuportável, e está sepultado na Catedral Imperial de São Pedro de Worms  . Conrado, o Ruvo, casou com Lutgarda, uma filha do Imperador Otto I, Imperador sacro, e Edite de Inglaterra”.
Conrado, o Ruivo, foi o bisavô de Conrado II, Imperador do Sacro Império Romano Germânico, o primeiro dessa dinastia a portar o Diadema Imperial
Conrado II, suas datas foram 990 - 4 de junho de 1039, eleito leito Rei dos Romanos em 1024, a partir de 1026 foi Rei de Itália, a partir de 1033 foi Rei de Borgonha, e coroado Sacro Imperador Romano em 26 de março de 1027, junto com sua esposa Gisela da Suábia, descendente de Carlos Magno, pelo Papa João XIX, em Roma. Eram pais de Henrique III ou Heinrich III, o Negro, Imperador Sacro. Seu coração e intestinos são enterrados no Catedral de Saint Martin, Utrecht e seu corpo na Catedral de Speyer;
Henrique III ou Heinrich III, Duque da Baviera, suas datas foram 28 de outubro de 1017 - 5 de outubro de 1056, “se tornou Rei da Alemanha ou formalmente Rei dos Romanos com a morte de seu pai, em 4 de junho de 1039, coroado Imperador pelo papa Clemente II em 1046. Foi um representante claro de cesaropapismo, marcando a supremacia do Imperador sobre o Papa. Durante o seu reinado o Sacro Império Romano atingiu o seu apogeu, o ponto em que não retornou até o tempo do imperador Carlos V”. Casou com Agnes de Poitou ou Poitiers, filha de Guilherme, Duque da Aquitânia, e de Agnes da Borgonha, Tiveram filhos e entre eles Henrique IV, o sucessor sob o Diadema Imperial. Está enterrado na Catedral de Speyer;
Henrique IV ou Heinrich IV, suas datas foram 11 de novembro de 1050 - 7 agostos de 1106, eleito Rei da Alemanha ou formalmente Rei dos Romanos em novembro de 1053, coroado em Aachem no dia 17 de julho de 1054, Rei da Itália e da Borgonha em 5 de outubro de 1056, Imperador Sacro em 31 de março de 1084, coroado em Roma no dia 31 de março de 1084. Se envolveu na Controvérsia da Investidura, o que gerou a Penitência de Canossa, e por fim forçado por seu filho, Henrique V, a abdicar em 31 de dezembro de 1105. Morreu em Liège, na Bélgica de hoje, onde estava a convite de Otberto, Príncipe-bispo de Liège, seu amigo. Casou com Berta di Savoia ou Berta da Torino. Tiveram filhos, entre eles Henrique V ou Heinrich V. Está enterrado na Catedral de Speyer;Henrique V ou Heinrich V, suas datas 11 de agosto de 1086 - 23 de maio de 1125, eleito Rei da Alemanha ou formalmente Rei dos Romanos em 10 de maio de 1098, e em 6 de Janeiro de 1099 foi coroado pelo Arcebispo de Colônia, Ermanno III Hochstaden, em Aachen. Continuando a política anti-papal de seu pai e marchou sobre Roma, entrando na Cidade em abril de 1111, exigiu o Diadema Imperial, o que foi recusado pelo Papa Pascoal II (Raineri di Ranieri Bleda). Não teve dúvida prendeu o Pontífice e mais 16 Cardeais. Depois de 61 dias de prisão, o Papa assinou tratado que garantia a Investidura Imperial Henrique V e que ele não seria excomungado, e o novo Imperador de facto foi coroado em são Pedro, a velha Catedral, não a atual Basílica, em 13 de abril de 1111.Foi excomungado tempo depois por um concilio, mas quando da morte de Matilde de di Canossa, Grancontessa (magna Comitissa ) Margravina da Toscana, Duquesa de Espoleto, Senhora de Modena, Ferrara, Régio, Bréscia e Mântua, Duquesa consorte de Lorena, Vice-Rainha de Itália, inimiga figadal da Casa Saliana, também, conhecida como a Dinastia Franca, morreu deixando seus bens para a Igreja, que eram Feudos Imperais, entrou em Roma e ‘botou pra quebrar’, tanto que o Papa fugiu para a Abadia de  Montecassino, hoje na província de Frosinone, sudeste de Roma, onde passou a Páscoa de 1117 , sendo recebido com todas as honras.
Assinou a Concordata de Worms, às vezes chamado de Pactum Calixtinum por historiadores papais, um acordo com o Papa Calisto II, em 23 de setembro de 1122, perto da cidade de Worms, que marcou o fim da primeira fase da luta pelo Poder entre o Papado e os Imperadores sacros.
Faleceu em 23 de Maio 1125, de câncer em Utrecht e foi sepultado na Catedral de Speyer, mas seu coração e intestinos estão na Catedral de Saint Martin, Utrecht.
Não teve filhos legítimos com sua esposa, Matilda ou Maude, Princesa da Inglaterra, pois era filha de Henrique I, Rei da Inglaterra, e de Marilda da Escócia, seus bens ficaram para o sobrinho Frederico II da Suábia.
Assim com a sua morte a linha de Francônia ou Saliana de Imperadores se extinguiu.


Fim da Parte X

Nenhum comentário:

Postar um comentário