segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

78- CONVERSA- Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte IV.


Carlos é Rei dos Longobardos.


Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte IIV.


"Carolus Augustus, a Deo coronato, magno et pacifico Imperatore victoria et vita."

Dicionário da Idade Média:
Pepino, o Breve, Mordomo ou Prefeito dos Palácios de Nêustria e da Austrásia, casou com Bertrada de Laon, também historicamente conhecida como Berta do Pé Grande (Regina pede aucae ou Berthe au Grand Pied) em 741, tiveram filhos, a saber:
Charles (2 de Abril 742-28 Janeiro 814), (Carlos Magno, vê-se que o ano de nascimento varia de autor para autor).
Carlomano (classificação 751 - 04 de dezembro 771)
Gisela (757-810)
Pepino morreu na infância.
Chrothais morreu jovem, enterrado em Metz.
Adelais morreu jovem, enterrado em Metz.
Duas filhas sem nome
Pepino, o Breve, por sua estatura pequena, e  Berta do Pé Grande, Reis dos Francos, por obra e graça dos Papas Zacarias e Estêvão II, de um ato de submissão ao Poder Espiritual Papal – Pepino “reproduzindo o gesto amável de fidelidade do Imperador Constantino, o Grande ao Papa Silvestre I toma as rédeas do cavalo de Estevão e o conduz para o Palácio de Ponthion”, cidade  atualmente eno departamento do  Marne na região de Champagne-Ardenne, no dia 6 de janeiro de 754 – uma volumosa doação territorial, a Doação de Pepino ou Tratado de Quierzy , que criou os Estados Pontifícios, o “Patrimônio de São Pedro”,
Morre o nosso bom Rei Pepino I em 768 em Paz com Deus e sua consciência, reinado sobre os territórios da Nêustria (compreendendo a região desde a Aquitânia até o Canal da Mancha), da Austrásia, (localizada no nordeste da atual França, mas compreendendo também partes da atual Alemanha, Bélgica e Países Baixos, o vale do Rio Mosela, a região de atual Champagne e a Auvérnia), a Borgonha etc e tal...
Dividiu seu Reino entre os dois filhos Carlos e Carlomano.
Para Carlos, reconhecido Patrício dos Romanos pelo Papa Estêvão II, elevado à realeza (elevati sunt no Regnum), coube:  a Nêustria, a Frísia (do noroeste da Holanda através noroeste Alemanha à fronteira com a Dinamarca, o que dava a Carlos as partes externas do Reino na fronteira com o mar) , o norte da Austrásia e governo compartilhado da Aquitânia.
Para Carlomano, reconhecido Patrício dos Romanos pelo Papa Estêvão II, elevado à realeza (elevati sunt no Regnum) :  o centro do Reino dos Francos, com capital em Soissons, que consistia da Bacia de Paris (os dois principais rios são o Sena e o Loire – a  Île-de-France as atuais  Caen, Rouen, Le Havre, Amiens, Reims, Orleães, Tours, etc. ...), o  Maciço Central ( região elevada no centro-sul da França, composta de montanhas e planaltos, separada dos Alpes por uma profunda fenda norte-sul criada pelo rio Ródano), a Septimânia ( hoje Languedoc-Roussillon, com especial atenção a Narbonne conquistada por Pepino aos mouros) , a Provence, a Borgonha, o sul da Austrásia, a Alsácia, a Marca dos Sorabes (parte oriental de Turingia), a Alamannia, ( Suábia) , e o governo compartilhado da Aquitânia.
Carlomano se achava prejudicado com a partilha, pois apesar de grande o domínio de era pobre.
Como sempre durante o Medievo havia contendas entre os vassalos e Carlos, futuro Magno, pediu auxílio a seu irmão Carlomano para abafar uma rebelião em sua parte do Domínio da Aquitânia e ele negou.
A inimizade que já existia porque cada de per si considerava ser o herdeiro legítimo de Pepino, o Breve, se transformou em grande rancor, em ódio, entre os irmãos. 
Berta do Pé Grande tentou apaziguar os irmãos, mas seus esforços foram em vão.
Berta do Pé Grande, que tinha sido poderosas durante o reinado de seu marido, queria porque queria mandar nos negócios dos filhos e vez démarches para um casamento deles, a saber:
a-     Desiderata, ou Ermengarda, ou Désirée de Lombardie (foi uma princesa do reino da Lombardia, filha do Rei Desiderio dos Lombardos e Ansa, de uma nobre família da Lombardia,  com Carlos, futuro Magno;
b-    Gerberga, ou Gerberge, uma lombarda mas sobre quem se sabe muito pouco, com Carlomano.
Há uma correspondência de Berta, Rainha-viúva, com o Papa Estevão II, e nela ficou revelado que Carlos tinha um relacionamento iniciado em vida de Pepino, o Breve, com uma nobre mulher, filha de um Conde burgúndio, chamada Himiltrude, que lhe deu uma filha chamada Amaudru, que mais tarde iria se casar com um Conde de Paris, e no fim de 769 um filho chamado Pepino, o Corcunda, e que dela não queria se separar para casar com Desiderata, ou Ermengarda, ou Désirée de Lombardie.
O Papa não queria ver Carlos, um aliado, casado com a filha de um Rei Lombardo seu inimigo e considerou que a relação entre Carlos e Himiltrude era de fato um casamento e aconselhou ‘seu dileto filho’ a não dispensa-la.
Contudo os negócios do Reino eram mais importantes do que o amor e Carlos, futuro Magno, casou por força de um Tratado com Desiderata, ou Ermengarda, ou Désirée de Lombardie.
Himiltrude saiu de cena e Pepino, o Corcunda, se meteu numa revolta contra seu pai e derrotado foi internado na abadia de Prüm, localizado perto da confluência dos rios Reno e Mosela, ao norte da moderna Luxemburgo, assim Pepino, o defeituoso, passou seus anos restantes lá, protegido das intrigas políticas e revoltas, e nela veio a falecer por volta de 811, provavelmente do praga, mas sabe como é, naquele época os venenos corriam solto e um deles na sopa fazia misérias.
De fato Carlos era casado com Himiltrude num regime denominado Friedelehe, uma forma de casamento germânico não-reconhecida pela Igreja e de fácil dissolução, o que sempre gerou conflito entre os germânicos pagãos e os cristãos.
Pelo sim ou pelo não, Himiltrude pode ser considera a primeira mulher de Carlos, futuro Magno.
Desiderata, ou Ermengarda, ou Désirée de Lombardie era estéril , divorciaram-se, e ela tomou o caminho de casa, fato que seu pai não gostou nada. Parece que morreu logo depois de chegar a Corte de Pavia.
Carlomano morreu em 4 de Dezembro, 771, na cidade de Samoussy
Imediatamente Carlos toma posse dos Domínios do irmão ignorando o direito dos filhos desse.
Carlos jogou toda a sua sorte nestes primeiros tempos de reinado.
A viúva Gaberge e seus filhos buscaram asilo na Corte de Desiderio e foram recebidos por esse Soberano com todas as honras em sua Corte de Pavia (hoje Pavia mesmo) fato que irritou a Carlos, futuro Magno.
Ato continuo o Rei Lombardo ignorando a política de Pepino, exige que o Papa Adriano coroa-se um dos filhos de Carlomano como Rei de todos os Francos, sob pena de que seus exércitos estariam rapidamente as portas do Bispo De Roma se ele assim não procedesse.
Adriano I apelou para o Rei Carlos, futuro Magno.
 Ato continuo em 774 Carlos, futuro Magno, esmaga os lombardos.
Desiderio deposto, “retirou-se, humilhado, foi aprisionada na no mosteiro da Abadia de Corbie (abbaye royale Saint-Pierre de Corbie) na cidade de Corbie, hoje Departamento de Somme, na Picardia, França, juntamente com Ansa, sua esposa, que tomou habito, se tornou monja”.
O Papa Adriano I, cujas expectativas tinha sido despertada, teve de se contentar com algumas adições a Roma, ao Exarcado de Ravenna, a Pentápolis (Ancona, Fano, Pesaro , Rimini e Sinigaglia a beira do Ariatico).
Carlos, futuro Magno, e como o poder nessas regiões era desse gigante louro de mais de 2 metros, cinge a famosa Coroa de Ferro dos Lombardos e alto proclamando-se:
Mais o Poder Efetivo dessas regiões Carlos, um, reserva para si singindo
“Karolus Gratia Dei Rex Francorum et Longobardum ac Patritius Romanorum .”
Tradução Livre: Carlos, por graça de Deus, Rei dos Francos e dos Lombardos, e Patrício Romano.

Fim da Parte IV










Nenhum comentário:

Postar um comentário