terça-feira, 16 de dezembro de 2014

81- CONVERSA- Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte VII

Imperator- Imperador - Cæsar- Czar - Kaiser - Parte VII

Quando a Igreja Católica concebeu a ideia denominada de Renovatio imperii, ou seja, a Restauração do Império Romano do Ocidente na pessoa de Carlos Magno, fazendo dele o sucessor direto dos Césares ou Imperadores Romanos em tempos da Roma Imperial e multinacional, criou, também, a ideia de translatio imperii, que nada mais é do que o reconhecimento da transferência do mais alto Poder secular por Direito Divino dos Reis aos futuros Monarcas do Ocidente.

Alcuino de York y otros clérigos
presentan manuscritos a
Carlomagno en el Palacio de Aquisgrán, ante su corte.
Pintura de histórica de Jean-Victor Schnetz,
1830.
Conservé au musée du Louvre (Paris)


Essa doutrina foi defendida, séculos mais tarde, por Jacques-Bénigne Bossuet, quando argumentava que o governo monárquico era Divino, pois os Reis receberam o seu Poder diretamente de Deus, por escolha única e exclusiva Dele, o Criador.
Jacques-Bénigne Bossuet, cognominado "a Águia de Meaux", sacerdote e teólogo católico, Bispo de Meaux, tutor do Dauphin Luís de France, o filho do Rei Luís XIV e Marie-Thérèse, membro da Academia Francesa, considerado a época como “o maior [orador] que o mundo talvez tenha conhecido”, um dos mais renomados Teóricos do Absolutismo e do Direito Divino dos Reis, suas datas foram, nascimento em Dijon no dia 27 de setembro de 1627, falecimento em Paris no dia 12 de abril de 1704.
Escreveu para educação do Dauphin (Delfim de França):
Traité de la connaissance de Dieu et de soi-même ou Tratado sobre o conhecimento de Deus e de si mesmo (1677), uma obra de religião;
Discours sur l'histoire universelle ou Discurso sobre a História Universal (1679), uma obra destinada a tirar lições Útil do passado humano;
Politique tirée de l'Écriture sainte ou Política tirada das próprias palavras da Sagrada Escritura um ampla obra que trata de vários assuntos, como “à sociabilidade do homem, a relação entre a sociedade civil , a nação e do estado , o governo , as leis , o patriotismo , a autoridade , o direito conquista , a monarquia , o sagrado , o patriarcado , o absolutismo , a razão , o conhecimento , a obediência , a religião , as relações Igreja-Estado, a justiça , a guerra , a guerra civil , as forças armadas , o a paz , a economia , a família , a saúde e felicidade”.
Morreu tranquilo, apesar de sofrer com pedras nos rins e está sepultado na Catedral de Meaux.



 Jacques-Bénigne Bossuet, 
 Hyacinthe Rigaud

 Imperador do Ocidente ou Romanorum Imperator (Kaiser der Römer ‘)

Depois do Império de Carlos Magno, da Dinastia Carolíngia, veio o Sacro Império Romano-Germânico, nome oficial para os domínios sob o qual imperava o Sacro Imperador Romano da Idade Média até 1806.
Dinastia Carolíngia:
Dinastia franca que sucedeu aos merovíngios (751), com Pepino, o Breve, cujo apogeu imperial foi com Carlos Magno. 
Em 800 d. C. com a Coroação de Carlos Magno como Imperador do Ocidente ou Romanorum Imperator (Kaiser der Römer ‘), a ideia, criada pela Igreja, de que ele era o sucessor dos Imperadores Romanos do Ocidente, cujo último foi Romulus Augustus, na época da Queda de Roma, fincou e não só para ele, mas, também, para seus sucessores.
Era a Renovatio imperii, assim a de translatio imperii, o mais alto rango do Poder secular, e foi transferido para o Imperador do novo Império Ocidental, e depois deles para o Imperador do novíssimo Império Romano Germânico, todos os atos de sucessão baseados no Direito Divino dos Reis, como reza a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Além do mais, não se pode esquecer que ainda Príncipe dos Francos, na Coroação de seu pai, Pepino, o Breve, Carlos foi elevado a condição de Patrício Romano (Romanus Patricius), juntamente com seu irmão, Carlomano, o que dá uma conotação romana aos Reis dos Francos e Kaiser de uma boa parte da Germânia ou Alemanha.
Com isso ele, Carlos, era Imperador Romano do Ocidente e foi assim até o ultimo de sua Dinastia, dos Carolíngios diretos, que foi Carlos III, o Gordo, bisneto de Carlos Magno, por Luís, o Germânico, esse filho de Luís, o Piedoso, com Ermengarda de Hesbaye, que imperou de 12 de Fevereiro de 881 a Novembro de 887.
Houve mais um Carolíngio, Arnulfo da Caríntia, sobrinho de Carlos II, o Gordo, filho de Carlomano ou em alemão Karlmann, o neto de Carlos Magno que foi Rei da Baviera e da Itália,
Coroado em 893 pelo Papa Formoso. Doente sofria de Pubis pediculose, uma doença causada pelo Piolho-da-púbis, vulgarmente conhecido como chato, e é um parasita que se alimenta exclusivamente de sangue – Arnulfo tinha piolhos até nas pálpebras - abandonou suas reivindicações e pretensões indo falecer em 8 de dezembro 899 na cidade de Ratisbona, hoje conhecida como Regensburg, Baviera, Alemanha. Seu período foi de 896 a 899.
Dinastia Guidonis:
Entretanto entre Carlos III, o Gordo e Arnulfo da Caríntia, houveram dois Imperadores da Dinastia dos Guidonis, que foram:
a-    Guido di Spoleto, terceiro Duque de Spoleto e Marquês de Camerino, Rei da Itália (889 - 894) e Imperador (891 - 894), Em 21 de fevereiro de 891 Guido foi coroado Imperador em Roma pelo Papa Estevão V, e foi o primeiro Imperador não descendentes Diretos de Carlos Magno. Ele morreu de repente em novembro de 891 no rio Taro, entre Piacenza e Parma;
b-    Lamberto II di Spoleto, filho do precedente, coroado pelo Papa Formoso como Rei d’Itália (892 – 898), foi a Roma para ser reconhecido como Imperador pelo mesmo Pontífice e por esse foi preso no Castelo de Sant’Ângelo, Em maio de 898 Papa João IX, no Sínodo de Ravenna, aclamou Lamberto ‘de facto’ Imperador, mas, esse morreu acidentalmente durante uma caçada em 15 de outubro de 898. (894 – 898)

Foram Imperados dos Romanos ou Romanorum Imperator:
Da Dinastia Bosonids ou Bosônida:
Fundada por Boso, ou Boson l'Ancien, ou Bosone il Vecchio, “um nobre de origem franca, cunhado de Carlos, o Calvo, usurpador do Trono da Provence (composto pelas províncias eclesiásticas dos arcebispos de Arles, Aix, Vienne, Lyon (sem Langres) e, provavelmente, Besançon, bem como as dioceses de Tarentaise, Uzès, e Viviers), e por Ermengarda, filha de Luís, o Jovem, Imperador do Ocidente, portanto uma carolíngia.
Luís III, o Cego, Rei de Provence, de Arles, da Borgonha (890-928), e Imperador de 901-905. Poratnto “Neto de Luís II, coroado pelo Papa Benedito IV. Ficado vago o título até Berengar”.
Dinastia Unrochides ou Unruochinger – uma família de origem franca que se estabeleceu na Itália, seu fundador foi Unruoch II de Friuli, Margrave de Friuli antes de 846.Friuli é hoje a região autónoma de Friuli-Venezia Giulia, na Itália.
Berengário I ou Berengário de Friuli, foi o Marquês de Friuli (874 - 924), rei da Itália (888 - 924) e imperador dos romanos (915 - 924). Ele foi um dos protagonistas do período de " anarquia feudal’, quando os mais importantes senhores feudais da península lutaram pelo controle de territórios dos carolíngios no reino da Itália. Filho de Eberhard ou Everard de Friuli e Gisela, filha de Luís, o Piedoso e sua segunda esposa Judith, "alguns historiadores nacionalistas fazem dele um campeão e um defensor da" unidade da Itália ". Berengário, que foi morto em Verona em 924, apunhalado pelas costas enquanto ele orava durante a missa.
Os historiadores franceses dão ele como o último dos Carolíngios, mas esquecem o principio bíblico de que a mulher abandona a casa de seu ´pai e passa a viver na casa de seu marido, na família de seu marido, muito em voga no Medievo, o que faz da mãe de Berengário membro do Clã dos Unrochides.
Destaco que Berengário imperou de 915 até 7 de abril de 924 e só depois de 38 anos um novo Imperador apareceu, agora não mais usado o Romanorum Imperator ou Imperator Romanorum, mas sim de Imperador do Sacro Império Romano ou Kaiser des Heiligen Römischen Reiches, pois além de sucessores dos antigos Imperadores Romanos, via translatio imperii, eram os Imperadores de um novo Império Alemão, considerado o I Reich.
Foi Otto I, der Große, ou Otto I, o Grande, que em 962 foi sagrado Imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Fim da Parte VII

Nenhum comentário:

Postar um comentário