terça-feira, 9 de dezembro de 2014

52 - CONVERSA - CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TRÊS ESTADOS OU CLASSES.




Nobreza de Espada.
Espada - palavra espada vem do latim ‘spatha’, e este, por sua vez do grego ‘espata’.
‘Spatha’ uma faca usada pelo exército romano durante o período de declínio e invasões bárbaras, que evolui com o tempo, cresceu , aumentou, ganhou nova forma, para melhor ser usada nos combates corpo a corpo.
Durante muito tempo, a espada foi a principal arma, sendo usada tanto pela Infantaria quanto pela Cavalaria.
Era, portanto, a arma indispensável para um guerreiro.  
Em muitas sociedades tribais, os guerreiros frequentemente formam uma classe composta só por eles, e como em nossos dias, quem tinha a força e que mandava no resto das pessoas que a compunham a tribo.
No Feudalismo o senhor feudal mais forte, com mais vassalos em armas, é que mandava na Europa depois da Queda do Império Romano do Ocidente. 
Donde se conclui que foi desses guerreiros é que surgiu a Nobreza de Espada.

Nobreza de Toga – Noblesse de robe.

Jean-Antoine de Mesmes (1598-1673), président au Parlement de Paris.

”As vestes talares têm sua origem nos trajes sacerdotais da antiga Roma e a palavra talar vem do latim talus, calcanhar, daí a expressão veste talar, ‘aquela cujo comprimento vai até os calcanhares’.”
Usada nas Universidades espalhadas pela Europa do século XIII.
Eram usadas como símbolo de Poder, de posição hierárquica, de prestigio pessoal.
 Os advogados  usavam e usam  vestes talares ( toga ou beca) em sua profissão.
Dai que os formados membros do Parlamento de Paris, e demais Parlamentos e tribunais empalhados pela França a usavam, o que originou la Noblesse de Robe, a Nobreza de Robe, ou a Nobreza de Toga.  
As vestes talares, também, foram usadas pelos sacerdotes desde priscas eras. Os sacerdotes católicos na França Absolutistas usavam e eles formavam o Clero, um Estado ou Ordem Social, sempre presente, sempre atuante, sempre querendo mais. 

Burguesia:
Nunca, ninguém, considerou que a estalagem é o grande símbolo da burguesia de todos os tempos, nunca.
Fala-se que a prostituição é a mais antiga profissão do mundo, porem jamais consideram que o estalajadeiro, também é uma profissão muito antiga e uma das principais profissões burguesa.

Estalagem no final da Idade Media

Vou explicar.
Primeiro compare as Traduções Bíblicas:
Almeida Revista e Atualizada Almeida Revista e Atualizada.
Almeida Revista e Corrigida Almeida Revista e Corrigida.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Evangelho de Lucas, capitulo 2:
Almeida Revista e Atualizada  2.1   Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.
Almeida Revista e Corrigida  2.1   E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  2.1   Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população.
Almeida Revista e Atualizada  2.4   José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
Almeida Revista e Corrigida  2.4   E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  2.4   Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi.
Almeida Revista e Atualizada  2.5   a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Almeida Revista e Corrigida  2.5   a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  2.5   Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida,
Almeida Revista e Atualizada  2.7   e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Almeida Revista e Corrigida  2.7   E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  2.7   Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.
AQUI ESTÁ.
A Bíblia Sagrada em qualquer uma de suas traduções revela que José e Maria não conseguiram lugar em uma hospedaria, ou em uma estalagem, ou em uma pensão, no momento do nascimento de Cristo Jesus.
Ora, se havia hospedaria, ou estalagem, ou pensão, é porque havia um proprietário, um dono, um camarada que ganhava dinheiro hospedando gente e dando de comer as animálias, desde os tempos de Jesus.
Os romanos, construíram uma rede de estalagem as margens de suas Vias, estradas, que cortavam o seu Império, há muito mais de 2.000 anos. 
Helena de Constantinopla (Flavia Iulia Helena) — mãe do Imperador romano Constantino, o do  conhecida como Santa Helena – foi por Aurélio Ambrósio ( Aurélio Ambrósio ), mais conhecido como Santo Ambrósio, chamada de “bona stabularia , buona locandiera" ( boa moça nos estábulos ou boa locadora ou hostess de estalagem), o que prova que ela trabalhava em uma estalagem em Drepanum em Bitínia , no Golfo de Nicomédia, Turquia , onde Costanzo Cloro a conheceu durante campanha contra o Reino de Palmyra.
Constantino mandou apagar as raízes plebeia/ burguesa de sua mãe, que havia sido abandonada por Constâncio Cloro  a mando de Diocleciano para que seu pai pudesse  casar com a filha do Imperador Maximiano , Teodora, a fim de consolidar uma união dinástica com a elevação de Constâncio  a César , um dos governantes na Tetrarquia, sistema de governo criado pelo Imperador já citado  na tentativa de recuperar o império envolto com na grave crise do século II. 
Para abrigar os adeptos dos Jogos Olímpicos da Antiguidade ( leia-se Grécia) “foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e ficava a chama olímpica. Mais tarde foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objetivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel que se tem notícia”. (http://pt.slideshare.net/fatibram/a-histria-da-hotelaria )
“Outros fatos históricos que influenciaram muito no desenvolvimento da Hotelaria e da hospedagem foram às cruzadas, guerras essas que ocorreram entre territórios dominados pela Igreja Católica e territórios dominados pela religião Islâmica. Depois de séculos de guerras, as religiões começaram a recuperar os lugares santos com objetivo de proteção de peregrinos. Esses locais eram chamados de hospitais, "Esse fato propiciou a fundação de hospitais (cuja raiz latina é hospes, que significa hóspede), que se multiplicaram posteriormente entre os povos ocidentais da Europa." . Inicialmente esses Hospitais, que abrigavam velhos, enfermeiros e peregrinos, não possuíam fins lucrativos. Mas com o passar dos anos os hospitais (que eram, muitas vezes mosteiros) passaram a cobrar para estadia dessas pessoas. Muitos desses mosteiros até os dias de hoje são meios de hospedagem muito utilizados e visitados, principalmente na Europa Ocidental” (http://pt.slideshare.net/fatibram/a-histria-da-hotelaria ).
Vemos, então, que  o oficio de estalajadeiro , de hospedeiro, de dono de pensão, de hoteleiro, é uma profissão muito antiga tão antiga quanto a  de prostituta, portanto eu considerar que seus locais de trabalho, a estalagem, a hospedaria,  é o grande símbolo da burguesia de todos os tempos, não esta de todo errado.


Salão da Estalagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário