quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

57 - CONVERSA- Armand Jean du Plessis, Cardeal-duque de Richelieu e de Fronsac, homem a serviço da Monarquia absoluta e pela França. Parte III

Le cardinal de Richelieu au siège de la Rochelle,

par Henri-Paul Motte. Musée d'Orbigny Bernon, La Rochelle.

Cardeal-duque de Richelieu, homem astuto, tirou de seu relacionamento com a Rainha Maria de Médici, e da postura de Jean Louis de Nogaret de La Valette, seigneur de La Valette e de Caumont, Duque d'Épernon, um dos favoritos de Henrique III, um dos “mignons du roi Henri III”, apelidado de « le demi roi », um dos principais personagens da nobreza francesa, no caso da Fuga de Angoulême e outras ‘cositas’ mais, uma grande lição.
“O Duque d'Épernon, refletia em suas ações a sua mentalidade aristocrática tradicional, a mentalidade da nobreza em geral, fato que era um perigo para o Rei de França, para aquele que era a ‘cabeça ‘da nova Monarquia Absoluta, do novo Estado Frances, que estava sendo moldado pelo Cardeal-Duque, por isso, ele chegou à conclusão que se fazia necessário, era urgente, o fortalecimento de um Estado imparcial acima dos indivíduos e outros grupos organizados, como a Nobreza e o Clero”...E pôs as mãos à Obra.
Seu programa inicial:
1-       Destruir o Poder dos huguenotes, os protestantes franceses, que criaram um Estado dentro do Estado, com capital na cidade de La Rochelle, cidade no sudoeste da França, as margens do Oceano Atlântico, ao largo da eclusa de Antioquia, portanto um porto estratégico   ;
2-       Neutralizar a Nobreza, abatendo seu orgulho, desarticulando seu espirito de classe ou facção, o famoso l'esprit de corps de la noblesse;
3-       Reduzir o Poder da Casa d’Áustria, os Habsburgos espanhóis.
Luís XIII concordou com as propostas.
No frigir dos ovos, Luís XIII queria mesmo era caçar em seu Pavilhão de Caça em Versalhes, núcleo central do fabuloso Palácio de Versalhes, com seus amigos e levando para cama seus favoritos.
La Rochelle e os Huguenotes.
De 1620 a 1628, o Cardeal em nome do Rei Luís XIII, visando acabar com privilégios políticos de protestantes, implementa uma política de recuperação autoridade militar do Estado, leia-se do Rei.

Henri ou Henrique, Duque de Rohan, um príncipe da família Rohan é uma das grandes famílias principescas, Huguenote, antigo comandante das tropas protestantes na Guerra da Religião, é o novo comandante da nova rebelião que explodiu nas de Saintonge, de Guyenne e Languedoc, em 1621 a 1625. 
Enquanto isso em La Rochelle, “em maio de 1621, a independência do Reino de França é proclamada e estabelecem um Estado Protestante independente (« État protestant » est établie), uma República teocrática, cuja principal meta da política externa “é manter relações diretas com as potências estrangeiras, especialmente o Reino Unido, leia-se o Governo Inglês protestante/anglicano.  .
Luís XIII tem ataques e achaques, fica furioso com o que considera uma afronta.
Luís XIII nunca havia conseguido obter êxito em suas investidas contra La Rochelle, mas Richelieu encampa a sua ideia de submissão total da cidade, e parte para organizar o ataque.
Contudo, não havia uma Marinha Real eficiente, e as derrotas se sucedem, Richelieu “decidiu pelo bloqueio, ou cerco, e para isso manda construiu um dique, para assim cortar toda comunicação por mar a ou da cidade”.
Os resultados do bloqueio são trágicos, grande parte da população morre de inanição.
Por um ano e meio eles resistem.
A rendição da cidade em 1628, marcou o fim das políticas autônomas e militares dos Huguenotes, os protestantes franceses, é o fim do Estado dentro do Estado, com capital na cidade de La Rochelle.
Entretanto, Luís XIII permite a liberdade de culto pela Paix d'Alès, a Paz de Alais, ou Édito da Graça, Édito de Alais, que leva o nome da cidade onde foi acordado, a cidade de Ales, de 28 de junho de 1629, que foi assinado após a rendição de La Rochelle, e registrado no Parlamento de Toulouse em 18 de agosto de 1629.
Luís XIII saiu vitorioso, mas sem dúvida nenhuma o grande vencedor foi Richelieu por suas artimanhas durante o Cerco o Bloquei de La Rochelle.
Como agradecimento e para fortalecer a contrarreforma, Richelieu inaugurou a igreja São Luís dos jesuítas, em Paris, celebrando primeira missa em 9 de maio de 1641, o dia da Ascensão.
Hoje essa Igreja é denominada L' église Saint-Paul-Saint-Louis e está localizada no bairro de Marais, 4 th arrondissement, Paris.
Com isso, a primeira proposição foi realizada..


por Bernini. 
 
Fim da parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário