quinta-feira, 27 de novembro de 2014

1- CONVERSA - Saulo de Tarso, o nosso querido Apostolo Paulo.



Paulo epistolar.

Destaco nessa ‘conversa’ inicialmente a “Confissão de Pedro”, Mateus 16:13-19.
Na minha exegese, na minha ótica, Pedro perdeu a primazia de ser a “Pedra sobre a qual edificarei a minha igreja”, conforme falou o Divino Mestre em Mateus 16.18: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, ao fugir de suas responsabilidades quando da prisão, julgamento e crucificação de Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
Dar-lhe as chaves dos céus conforme está em Mateus 16.19: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”, está no contexto da afirmação inicial e por isso, também, comprometida.
Deus Criador é Eterno, Onisciente, Onipresente e Onipotente, portanto já sabia da postura futura de Pedro e por isso criou a vida de Paulo na Eternidade para ele lançar as bases do Novo Israel, dar a conhecer as normas de conduta do Novo Povo de Deus, dos Salvos por Jesus de Nazaré, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, e ele fez, as Cartas Paulinas estão ai como prova provada.
O Novo Testamento somente duas Cartas ou Epístolas são atribuídas a Pedro, ou seja, Primeira epístola de Pedro e a Segunda epístola de Pedro, enquanto a Paulo são atribuídas nada mais do que treze Cartas ou Epistolas, conhecidas como Corpus Paulinum, a saber:  Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filémon .
As Cartas ou Epístolas eram de cunho pastoral, já que davam instruções sobre o comportamento tanto secular, quanto espiritual, dos membros da Igreja nascente, na verdade estabeleciam um Código de Conduta apara os cristãos de todos os tempos.
Penso que deixei bem claro que a nossa Igreja é Paulina e não Petrina isso é, ela é baseada nos ensinamentos de São Paulo.
Não vou entrar aqui nas alegações da Igreja Católica Apostólica Romana sobre Pedro, seu trabalho, sua crucificação e sepultamento sob a Basílica de São Pedro, não tem cabimento, e que cada um de per si tire suas conclusões.  
Voltemos a Paulo:
Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua grande Sabedoria de Deus Homem, Homem Deus, chamou a Pedro, pessoalmente para seu Apostolo, nas Margens do Mar da Galileia. Portanto São Pedro era um simples pescador e Cristo o tornou Pescador de Almas.
Enquanto isso ao pé do mais famoso Rabino de Jerusalém, Gamaliel, estudava um moço muito feio, porém muito inteligente da Cidade de Tarso, cuja rica família tinha naquela cidade o monopólio de confeccionar tendas.
Aluno excepcional não precisava nem da riqueza, nem da beleza para se sobressair.
Tinha em Jerusalém um brilhante destino no serviço junto ao Templo e principalmente nas yeschivot, as escolas judaicas.
Todavia, sobre Saulo estava o “Dedo de Deus”.
Jesus é morto segundo as Escrituras Sagradas.
Jerusalém ficou inquieta com os seus seguidores conhecidos como membros do Movimento do Caminho.
Estevão, um destemido membro do Caminho, é massacrado.
A Cidade não se acalma.
A tensão está no ar.
Saulo em seu fervor pede aos Rabinos ordem para acabar com os seguidores de Jesus.
Saulo é zeloso no que faz, basta ler o Livro de Atos, capitulo 8, versículo 3 - ‘Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere’ - para comprovarmos.
Saulo é enviado pelos Príncipes dos Judeus para Damasco, na Síria.
 Saulo se põe a caminho a frente dos soldados do Templo.
Vou transcrever o que está escrito na Bíblia Sagrada, Livro de Atos Capitulo 9, versículos de 3 a 9:
Seguindo estrada a fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia:
Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou:
Quem és tu?
E a resposta foi:
Eu sou Jesus, à quem persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da Terra, abrindo os olhos, nada podia ver.
E guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
Cristo não deixa nada inacabado e para dar condições a Saulo de fazer a Obra visita a Ananias, como está descrito em Atos dos Apóstolos, capitulo 9, versículos de 10 a 16:
Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
Ananias não discutiu e...” Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos. E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. (Atos dos Apóstolos, capítulo 9, versículos de 17 a 20)
Os judeus de Tarso tinham Cidadania Romana, portanto Saulo (em hebraico: שָׁאוּל- Sha'ul; tiberiano: Šāʼûl - "o que se pediu, o que se orou por" e traduzido em grego antigo: Σαούλ - Saul - ou Σαῦλος - Saulos) tinha um nome latinizado que era Paulus ou Paullus, cujo significado era - "baixo"; "curto", em grego: Παῦλος – Paulos, o que lhe facilitava ainda mais as viagens pelos mundo imperial romano, daí a mudança de nome nas Sagradas Escrituras, pois o Paulo foi usado na primeira viagem missionaria (Atos 13:6-13), portanto essa mudança nada teve a ver com a conversão.
Enfim por causa dessas viagens, dessas Cartas Paulinas, da “influência de Paulo no pensamento cristão e por ser ele o mais importante dentre todos os outros autores do Novo Testamento”, dele ter lançado as bases da Civilização Judaico-Cristã, é que merece esse grande destaque em nossas conversas alegres sobre a História.

JEFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário