sexta-feira, 28 de novembro de 2014

3° capitulo Helena a mãe de Constantino

Conversando alegremente sobre História
 3° capitulo
Helena
a mãe de Constantino

Flávia Júlia Helena - Flavia Iulia Helena Augusta -  Helena de Constantinopla, Imperatriz Santa Helena ou Santa Helena, para os católicos romanos, mãe de Constantino I, O Grande ou Magno, segundo alguns historiadores foi concubina de Constâncio Cloro, segundo outros foi esposa do Imperador, de todo jeito repudiada para ele se casar com Theodora, filha de Maximiano, na ocasião de sua elevação a Cesar do Imperador Maximiano, dentro da Tetrarquia, e assim consolidar a união dinástica, em 293 d. C..
Não existem muitos dados históricos sobre a origem, juventude, e maturidade com Constâncio Cloro, porque acredito que existe muito a ser escondido, mas pelo sim ou pelo não, sabe-se que ela era filha de um casal de proprietários de uma estalagem na Bitínia, mas, precisamente em Drepanum, Golfo de Nicomédia (atual Turquia), tanto que Constantino no Trono mudou o nome da cidade para Helenopolis ("cidade de Helena").
Eusébio de Cesaréia afirma que Helena tinha 80 anos, no seu regresso da viagem a Palestina, que ocorreu entre 326 e 328 d. C., e por estes dados se calcula que a Augusta Imperatrix nasceu entre 248 e 250 d. C..
Il Breviarium ab Urbe condita o Breviarium historiae romanae o semplicemente Breviarium ("Resumo da história romana desde a fundação da cidade) de Flavio Eutropio (datas 363-387 d. C.), historiador, afirma que ela era de “baixo status social”.
Aurelio Ambrogio (Aurelius Ambrosius), Santo Ambrogio para Igreja de Roma, um dos chamados “Doutores da Igreja”, a chamou de “stabularia” ("moça nos estábulos"), ou "estalajadeira ", mas nomeado Bispo de Milão muda a tradução para “Boa Senhora”, em todo caso com Constantino no Poder seu status social passou a ser ignorado e subtraído dos compêndios de História.
Eu de minha parte considero Helena como a maior das tolas da História da Humanidade, Tola, com letra maiúscula, e por quê?
Helena partiu em viagem de peregrinação a Terra Santa, um ato louvável não importa aqui o verdadeiro motivo.
Na Terra Santa foi responsável por duas igrejas, a Igreja da Natividade, em Belém, e a Igreja no Monte das Oliveiras, que segundo ela era os locais de nascimento e ascensão de Cristo.
No Egito a construção de uma igreja para identificar a Sarça Ardente do Sinai, não dá, né?
A capela do Mosteiro de Santa Catarina, muitas vezes referida como a Capela de Santa Helena, datada do ano 330 d.C..
O Imperador Adriano, sacerdote da ordem Lúcifer, havia destruído Jerusalém e as duras penas os moradores da região tentavam reconstruí-la.
Sabe-se que os semitas são espertos, pra lá de espertos, em seus negócios e não foi diferente com a Augusta Imperatrix.
Helena estava empenhada em ajudar na reconstrução e a turma, sem nenhuma perspectiva de futuro, começou a cavucar ali e acolá.
De cara acharam três cruzes.
O formato da Cruz em que Jesus foi Crucificado é motivo de controvérsias até os nossos dias, mas Helena não teve dúvida que um daquelas que trouxeram a sua presença era a Verdadeira Cruz.
Como boa estalajadeira devia ser desconfiada e resolveu fazer o teste para ver qual delas era a Cruz de Cristo, como se isso fosse possível 300 anos depois e esta é a lenda sobre o assunto:
“Rufino diz respeito, a Imperatriz se recusou a ser influenciado por nada menos do que uma prova sólida e realizaram um teste. Possivelmente através bispo Macário de Jerusalém. Tinha uma mulher que estava perto da morte e ela foi trazida da cidade. Quando a mulher tocou a primeira cruz não aconteceu nada, na segunda igualmente sua condição não se alterou, mas quando ela tocou na terceira ela se recuperou, e Helena declarou a cruz com que a mulher tinha sido tocada para ser a Verdadeira Cruz”.
Eu nem sei o que dizer, mas sendo na terceira a ser tocada é no mínimo hilário, porque não dizer ridículo. 
Helena e o seu séquito não conheciam a “Histeria (do francês hystérie e este, do grego στέρα, "útero").
O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro.
Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc.
Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo.
Foi intensamente estudada por Charcot e Freud.
Mas a coisa não para por aí:
 “Helena também descobriu os pregos (cravos) da crucificação.
Para usar o seu poder milagroso e com ele ajudar seu filho, Helena supostamente tinha colocado um no capacete de Constantino, e outro no freio de seu cavalo”, é de escachar.
Como consequência destas descobertas, que incluiu a Tumba de Jesus, conhecida como Anastasis ("ressurreição", em grego) e o local da crucificação, o Gólgota, o Imperador decidiu construir um santuário apropriado no local, a Basílica do Santo Sepulcro.
Helena voltou para Roma trazendo na bagagem um sem fim de relíquias santas (incluso os restos mortais dos Reis Magos, que atualmente se conservam na Catedral de Colônia, Alemanha) mas aqui há um fato no mínimo estranho, que é:
“..., trazendo com ela grande parte da Verdadeira Cruz”, ora, ora, dona Carambola, se a mulher doente, histérica ou sob coação, tocou numa cruz, a Cruz de Cristo, uma das três que a turma desencavou em Jerusalém, porque a Augusta Imperatrix não a trouxe inteirinha, inteiraça, e sim partes dela?
Se eu encontrasse a Vera Cruz a traria todinha comigo e não só parte dela.
Você, meu leitor, faria diferente?
“A Tradição diz que no local do Jardins do Vaticano foi espalhada com terra trazida de Gólgota por Helena para unir simbolicamente o Sangue de Cristo com o de milhares de cristãos que morreram nas perseguições de Nero”.
“Outras relíquias, entre ela as relíquias da Paixão de Cristo ficavam antes na antiga "Capela de Santa Helena", que hoje é parcialmente subterrânea.”
“No altar está uma enorme estátua de Santa Helena, anteriormente uma representação da deusa romana Juno descoberta em Óstia Antica e reaproveitada.”
Chamo atenção que essas relíquias ainda podem ser vistas hoje em dia, já que elas estão na Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, uma basílica menor, uma igreja titular e uma das sete igrejas de peregrinação da Cidade Eterna, localizada na Piazza di S. Croce in Gerusalemme, 00185 Roma RM, Itália
“Estão ali também dois espinhos da Coroa de Espinhos, parte um dos pregos da Cruz e três pequenos pedaços da Vera Cruz – um pedaço muito muito maior foi levado dali por ordem do papa Urbano VIII, em 1629, para a nova Basílica de São Pedro, onde está abrigado perto da estátua colossal de Santa Helena que circunda o altar-mor, obra de Andrea Bolgi em 1639.”


 “De acordo com uma tradição, Helena adquiriu a Santa Túnica em sua viagem para Jerusalém e enviou-o para Tréveris (em alemão Trier) é uma cidade histórica da Alemanha e a mais antiga, localizada no estado da Renânia-Palatinado”.
“Várias relíquias estão agora em Chipre, onde ela passou algum tempo. Entre elas estão os itens que se acredita ser parte da túnica de Jesus Cristo, pedaços da cruz se, pedaços da corda com a qual Jesus foi amarrado na Cruz.
A corda, considerada a única relíquia de seu tipo, está no Mosteiro Stavrovouni, que também foi fundada por Helena”.
“A busca de Helena de relíquias cristãs e da criação oficial desses ícones são vistos por alguns estudiosos como a introdução de idolatria na Igreja.”
“Alguns séculos mais tarde, o Imperador Leão III procurou remover tais imagens a partir de culto cristão, mas o Papa Gregório II (e mais tarde Gregório III) e uma maioria do clero protestaram contra decretos iconoclastas do Imperador. O problema para a Igreja Católica foi resolvido no Concílio de Nicéia”.
Eu não acredito em nada disto, nestas relíquias, na Vera Cruz, etc, e tal.
Eu acredito no que está escrito no Credo, que é:
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo,
seu único Filho
nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
donde há de vir julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Creio pela minha Fé, e não por nenhuma relíquia, imagem, ou coisa que valha.
E ponto final.
Helena faleceu de causas naturais, estava com mais de 80 anos, pouco tempo depois de ter regressado da peregrinação, em Constantinopla, tendo sido sepultada em Roma.
O Sarcófago de Helena está no Museu Pio-Clementino (Vaticano).
Seu filho Constantino:
Constantino I, Constantino Magno ou Constantino, o Grande - Flavius Valerius Constantinus – nasceu em Naisso, na Mésia Superior (atual Niš na Sérvia), em 27 de fevereiro de 272 a.D..
Constantino acompanhou seu pai numa expedição, além da Muralha de Antonino, contra os “pictos, habitantes da Escócia, que estabeleceram seu próprio reino e lutavam contra os romanos”, mas em Eborarum (York), local de abrigo de inverno, Constâncio Cloro faleceu em 25 de julho de 306, imediatamente as Tropas leais o aclamaram Augusto no Ocidente.
Assim começa um período de 20 anos de conflito que culminará com a tomada do poder absoluto por Constantino, o Grande, em 324.






                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário